ASSINE
search button

Brasil leva 5 medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Compartilhar

A equipe brasileira obteve esse ano seu melhor desempenho na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O grupo conquistou duas medalhas de prata e três de bronze. O evento terminou nesse domingo na cidade de Vólos, Grécia. A próxima edição será, em agosto de 2014, na cidade de Suceava, Romênia.

Os medalhistas de prata foram Daniel Mitsutani e Luís Fernando Valle, de São Paulo. E os bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai, Allan dos Santos Costa, também de São Paulo, e Larissa Fernandes de Aquino, do Recife. Os líderes foram os professores Eugênio Reis (Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST) e Gustavo Rojas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar).

Para Fábio, Larissa e Luís Fernando torneios de conhecimento no exterior já não são novidades. Na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), do ano passado, levaram a prata. Já o paulista Arai levou a menção honrosa na última IOAA. Em 2012, a Internacional aconteceu no Brasil e a Latino-Americanana Colômbia.