ASSINE
search button

Rio+20: apesar de esforços brasileiros, texto final é adiado

Compartilhar

Apesar dos esforços da delegação brasileira para concluir o documento final da Rio+20, ainda na madrugada desta terça-feira, as negociações sobre o texto foram adiadas para esta manhã. Às 7h, as delegações receberão uma cópia de um rascunho apresentado pelo Brasil, e, às 10h30, está prevista a realização de uma plenária com os 193 países, que discutirão as propostas.

Durante a madrugada, o comissário da União Europeia para o Meio Ambiente, Janez Poto?nik, pediu tempo para discutir as propostas, em nome dos países do bloco. Em nota à imprensa, a Europa defendeu que o debate fosse levado à reunião dos chefes de Estado, de governo e ministros, que começa na quarta-feira.

"Nós apreciamos o engajamento dos nossos anfitriões brasileiros em facilitar as negociações no nível técnico e ficamos agradecidos por isso. Mas acreditamos que, nesse estágio final, nossos colegas ministros estão em melhor posição para alcançar um acordo político com a substância necessária para levar o mundo rumo a um futuro sustentável", disse o bloco em comunicado.

Após deixar temporariamente as discussões no pavilhão três do Riocentro, o diplomata evitou criticar o documento apresentado pelo Brasil, que havia sido classificado como fraco. "Não tivemos acesso a todo o texto, apenas a parte deles. Então não podemos afirmar nada agora", afirmou o representante da União Europeia.

Por volta da meia-noite, o Brasil deu início à plenária para aprovar o documento final. Segundo o embaixador Luiz Alberto Figueiredo não havia a possibilidade de as negociações serem adiadas. "Podemos ir até a madrugada, mas não vamos deixar nada para amanhã. Estamos conseguindo avançar bastante no texto, vencendo os obstáculos que ainda restavam", disse mais cedo.