ASSINE
search button

Dilma: Brasil mostra crescimento econômico com respeito ao meio ambiente

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff participou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e deu as boas-vindas a todos os visitantes. Dilma disse que, no mundo ideal que nós queremos, cabe o alerta sobre a necessidade e compromisso entre todos os países participantes da conferência.

"Que os povos dos países emergentes, que não partilharam dos frutos do desenvolvimento, possam partilhar deles através de um processo de inclusão. Isso é possível fazendo o país crescer e respeitando o meio ambiente", afirmou a presidente. "Nós não concordamos que o respeito ao meio ambiente só se dê em momentos de economia forte. Sobretudo em momentos de crise precisamos ter consciência de que não existe crescimento que não seja sustentável".

Segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pelo planejamento e execução do espaço, o Pavilhão Brasil apresenta a evolução do desenvolvimento sustentável brasileiro. O objetivo é divulgar as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Reunindo destaques da evolução do desenvolvimento sustentável no Brasil desde a Conferência Rio-92 e apontando desafios para os próximos anos, a exposição foi organizada em cinco eixos temáticos: Inovação e Produção Agrícola Sustentável; Inclusão Social e Cidadania; Energia e Infraestrutura; Turismo, Grandes Eventos e Cultura; e Meio Ambiente.

No espaço que circunda o Pavilhão, haverá quatro áreas de exposição de programas de inovação, tecnologia sustentável e inclusão social, como os programas Minha Casa, Minha Vida, Água Doce e Cultivando Água Boa.

No discurso de inauguração do espaço, Dilma disse que era uma honra sediar a Conferência, cujo objetivo é "firmar compromissos com o futuro que todos queremos para nós e nossos descendentes".

"Abrimos o Pavilhão Brasil para mostrar ao mundo um pouco do que um país tem feito pelo desenvolvimento sustentável,  alguns dos avanços do país em termos de crescimento econômico e inclusão social, sempre com a mesma capacidade de buscar e uma grande consciência de que é necessário integrar o meio ambiente em nossas ações", acrescentou Dilma. 

"O meio ambiente não é adereço, faz parte da visão de incluir, de crescer, porque em todas elas queremos que esteja integrado para preservar e conservar", prosseguiu. 

"Queremos mostrar a todos as conquistas alcançadas e o nosso compromisso de redução da desigualdade com a justiça social".