ASSINE
search button

Rio+20: bicicletas para deslocamentos de jovens jornalistas 

Estado e SuperVia promovem utilização das "magrelas" como meio de transportes 

Compartilhar

Chegaram ao Rio na segunda-feira 80 adolescentes vindos de 12 estados brasileiros, Europa, África, América Latina e América do Norte, responsáveis por promover uma Agência Jovem de Notícias Internacionais na Rio+20. Os estudantes de comunicação vão contar com bicicletas disponibilizadas gratuitamente pela Secretaria Estadual de Transportes, com apoio da concessionária SuperVia, para seus deslocamentos entre pautas e agendas de trabalho. A intenção é mostrar para o mundo que o estado do Rio de Janeiro está empenhado em promover o uso da bicicleta como meio de transportes nas grandes cidades. 

Na ocasião será lançada camiseta de divulgação do Programa Rio-Estado da Bicicleta, a ser distribuída entre os ciclistas fluminenses. O objetivo é promover os direitos de quem utiliza a bicicleta em meio ao trânsito das cidades metropolitanas. 

- As peças são uma espécie de placas de trânsito ambulantes. Nossa intenção é conscientizar os motoristas de que os ciclistas têm direito de trafegar em vias públicas, e que o Código de Trânsito prevê que os veículos automotores devem manter distância mínima de 1,5metros dos condutores da magrela – explica o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. 

A entrega das bicicletas e das camisetas acontece nesta terça-feira (12.06), às 15h, no Instituto Cultural Rose Marie Muraro, no bairro da Glória, onde os estudantes estão hospedados.