ASSINE
search button

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Dilma lança pacote de medidas

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, um pacote de medidas para a área ambiental. A homologação de unidades de conservação, de terras indígenas e de reservas extrativistas, e o fim dos lixões em todo o país devem ser as principais medidas divulgadas.

Na cerimônia, prevista para as 11h, no Palácio do Planalto, a presidente transferirá simbolicamente para a Organização das Nações Unidas (ONU) a sede da Rio+20. Durante o período da Conferência, o Riocentro será considerado território da ONU.

Os mais de 27 mil m2 quadrados dos cinco pavilhões do Riocentro estão preparados para receber 38 mil credenciados por dia. Todas as 194 delegações e agências das Nações Unidas terão um escritório com 25 m2. O Brasil vai ocupar o maior espaço dentro do centro de convenções.

O Parque dos Atletas será um espaço de debate, com a realização de seminários, palestras e mesas-redondas. A grande área livre, em frente ao Riocentro, será dedicada a exposições governamentais e intergovernamentais. Dentro do Pavilhão Brasil, o Governo do Estado terá um estande no qual serão apresentados projetos bem-sucedidos voltados para o desenvolvimento sustentável.

Neste local, o visitante encontrará mais do que as ricas paisagens do Rio e a efervescência sociocultural. A ideia é proporcionar uma experiência sensorial e autoexplicativa semelhante ao que ocorre em museus. Serão cinco espaços distintos, e cada experiência terá uma pergunta como título, como: de que forma podemos gerar mais energia e emitir menos carbono? A resposta para cada pergunta combinará textos informativos, gráficos, imagens e depoimentos.

Os projetos serão identificados por ícones coloridos que representam cada um dos quatro pilares da sustentabilidade: Ambiental, Econômico, Social e Cultural. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas do Governo do Estado.

– O Rio de Janeiro tem muito a apresentar e, nos últimos anos, os avanços no desenvolvimento sustentável foram impressionantes. Será uma oportunidade também para trocar experiências: ensinar e aprender com outros estados brasileiros e outros países – afirmou o subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale.