ASSINE
search button

JB saúda o Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhar

Há exatos 40 anos, o dia 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, Suécia. Naquele encontro, foram discutidos temas que ainda hoje fazem parte da realidade global, como a degradação do meio ambiente e os riscos para a sobrevivência do homem, ou a ausência de sustentabilidade em muitas relações produção x consumo. Mas ao longo dessas quatro décadas, muito se avançou e parte do conhecimento acumulado pode ser compartilhado em centenas de publicações, inclusive na recém-criada editoria “JB Ambiental” do nosso jornal.

E é em nome dessa editoria, e todo um comportamento ecologicamente responsável, que o Jornal do Brasil adotou ao longo de sua história e, especificamente, ao transferir integralmente o seu conteúdo para o módulo digital, há dois anos, que eu tenho o prazer de saudar esse dia 5 de junho como um ponto de chegada e de partida, ao mesmo tempo, da consciência planetária em torno da nova postura dos governos, dos empresários e da sociedade civil em face em face do binômio  crescimento X poluição. E o caminho escolhido foi o da cooperação, no lugar do conflito.

Noutras palavras:  responsabilidades comuns, mas diferenciadas entre os países, isto é, criatividade para tratar diferentemente --- os diferentes.

Com ênfase específica no combate à cultura do desperdício.

Por isso, em nome do Jornal do Brasil, em nome da sociedade civil da qual fazemos parte ativa, saudamos os que realizam o seu trabalho de forma digna, limpa e lutam não apenas para defender o Meio Ambiente --- mas  TODO O AMBIENTE, para repetir o mantra dos verdes.