ASSINE
search button

Rio+20 terá debate sobre futuro do transporte sustentável

Compartilhar

É possível aliar transporte de massa com sustentabilidade? Esta pergunta será respondida por autoridades e empresários brasileiros e internacionais nos dias 14 e 15 de junho, com o fórum 'Megacidades - Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano', que acontece no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, durante o Rio+20 na capital fluminense. 

O fórum internacional é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio, que já levou o debate para outros países da América do Sul, como Argentina e Chile, e vem colhendo os frutos da discussão sobre o setor. No Brasil, o evento é inédito, graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Transportes, Prefeitura e o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro.

O evento terá como palestrante nomes como Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá e precursor do uso da bicicleta como meio de transporte na América Latina; Heinz Baues, especialista em Clima, Energia e Economia Ambiental do Estado de Renânia do Norte-Vestfalia, Alemanha; Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba; Vicente Loureiro, Subsecretário Estadual de Projetos de Urbanismo; Julio Lopes, Secretário Estadual de Transportes, além de representantes do Google, Banco Mundial, Programa de Engenharia de Transporte ? COPPE/UFRJ, Volvo, Bosch e da Amyris, empresa que está desenvolvendo o Diesel de Cana.

Para o Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, o evento servirá como uma troca de experiências entre empresários e governantes brasileiros e alemães.

"A escolha do Rio de Janeiro como sede do Mega Cidades não é mero acaso. O Governo do Rio está avançando muito e implementando investimentos bilionários no setor de mobilidade urbana. Isto movimenta o mercado internacional, e agrega visibilidade aos nossos projetos. O Mega Cidades é uma grande oportunidade para apresentar e debater o curso da modernização de nossa rede de transportes públicos com representantes de governos e instituições estrangeiros, exemplos de eficiência em operação", afirma o secretário Julio Lopes.

De acordo com Guilherme Stussi, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o objetivo do evento, já consagrado em vários países da América Latina, é mais uma contribuição da Câmara no sentido de discutir projetos nacionais e internacionais em benefício da revitalização de áreas, sistemas integrados de transporte, energia e mobilidade urbana e soluções inovadoras para as cidades do futuro.

Dentre as palestras que movimentarão a agenda do evento, estão temas como energia e mobilidade, inovações para as cidades do futuro, exemplos de projetos bem-sucedidos nacionais e internacionais e sistemas integrados de transporte. Além de seminários, o Megacidades também apresentará os principais projetos desenvolvidos para o setor de mobilidade, como o uso de biocombustíveis nas frotas do Estado. Também durante o evento será realizada a cerimônia do Smart Mobility Prize, prêmio da Universidade de Michigan para as melhores soluções de mobilidade internacionais.

O MegaCidades é um evento aberto a toda sociedade civil. Os interessados em acompanhar as palestras devem se inscrever gratuitamente no site oficial da Conferência (www.rio20.info).