Secretário de Assistência Social se reúne com prefeitos da Região Serrana
RIO - O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, se reúne nesta segunda-feira, na Prefeitura de Teresópolis, com os prefeitos dos municípios da Região Serrana atingidos pelas chuvas. Na pauta do encontro, o pagamento de aluguel social e a formação de um consórcio entre os municípios para a reconstrução das cidades devastadas pelas chuvas.
A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) irá cadastrar os voluntários interessados em ajudar as vítimas dos temporais na Região Serrana. O cadastro será feito através do telefone 2334-5577 e do e-mail ouvidoria@socialrj.com.br.
Entre a última quarta-feira (12) e domingo (16), a Secretaria já enviou mais de 200 toneladas de donativos para os moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Os municípios de Sumidouro, Areal e São José do Vale do Rio Preto, que também foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, também já estão recebendo ajuda humanitária do governo do estado.
Neste domingo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fechou parceria com a Secretaria de Assistência Social para também receber doações em sua sede e no Parque Maria Lenk.
Os donativos estão sendo enviados para os 60 abrigos que recebem pessoas que perderam suas casas em toda a região: 36 em Nova Friburgo, 11 em Teresópolis e 13 na região de Petrópolis e Itaipava. As carretas com as doações estão levando para os desabrigados colchonetes, casacos, roupas, fraldas, água, material de limpeza e produtos de higiene pessoal, além de alimentos não perecíveis.
Além das doações recebidas pela Secretaria de Assistência Social nos pontos de arrecadação da FIA (Fundação da Infância e Adolescência) e em locais nas cidades atingidas, grandes empresas do setor privado e instituições estão participando do pool de solidariedade, doando mantimentos e equipamentos, como helicópteros, para auxiliar o acesso das equipes de ajuda humanitária aos locais que ainda encontram-se isolados.
