Agenda com balé tradicional e 400 sapatilhas

Por Maria Luiza Nobre

Semana bem calma antecipando o Natal com  balé tradicional  e 400 sapatilhas. Série diária de concertos, videoconcerto e acordes de final de temporada. Como sempre clica na foto e ainda se pode ouvir música clássica de muita qualidade. 

QUEBRA-NOZES – Já é tradição apresentar o balé Quebra-Nozes na época do Natal ,que encerrará a temporada de 2014 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A música de Tchaikovsky é a base da história em torno da menina Clara que ganhou do padrinho um quebra-nozes no formato de um soldadinho e fica encantada pelo presente,que posteriormente será quebrado por um de seus irmãos. O restante é surpresa,mas tudo acaba bem,com essa obra que fascina as platéias desde sua estréia em 1892 na Rússia,e que foi mostrada ao ocidente somente em 1934 no Sadler’s Wells Theatre,em Londres. Para a versão do Rio de Janeiro a produção é assinada por Dalal Achcar e para o bem da criançada, terá onze apresentações com quatro cenários completos com mudanças em cena aberta,e uma equipe de 65 técnicos e 123 bailarinos,71 do Balé do Theatro Municipal e 52 alunos da Escola da Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa,com direção de Maria Luísa Noronha. Mais dados interessantes, para essa produção serão usados 60 rolos de esparadrapos e 400 pares de sapatilhas. Segundo Dalal “Tenho uma relação muito especial com este ballet, que dirigi pela primeira vez em 1974, e que passei a dirigir no Theatro Municipal do Rio, desde 1981.Gosto especialmente porque a história tem uma magia única e desperta um clima de fraternidade que deveríamos ter sempre. É uma obra que agrada a todas as idades”.Informamos abaixo as datas das apresentações assim como as diferentes solistas. A concepção,coreografia e Mise-en Scène é de Dalal Achcar,com base na criação original de Marius Petipa e Lev Ianov. Os cenários e figurinos são de José Varona e Sergio Lobato é o diretor do Corpo de Baile. As apresentações serão com o Balé,o Coro e a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com regência de Silvio Viegas. 

Estréia será dia 13 às 20h30 e outras apresentações-

dias 20 e 27 às 20h30,

dias 14, 21 e 28 às 17h e

dias 17,18,19,26 e 29 às 20h 

As solistas –

Márcia Jaqueline e Moacir Emanoel nos dias 13, 14, 17, 18 e 20

Karen Mesquita e Filipe Moreira no dia 19

Karen Mesquita e Cícero Gomes nos dias 21 e 26 e

Claudia Mota e Moacir Emanoel dias 27, 28 e 29 

Para  os que desejarem assistir ao Projeto Falando de Balé,serão realizadas palestras com Paulo Melgaço no Salão Assyrio,com entrada franca apresentando os ingressos, sempre com início 1h30 antes de cada espetáculo. Para todas informações: 2332-9191 

MÚSICA NO MUSEU – Hoje ás 18h,no Centro Cultural Justiça Federal , Sala de Sessões,concerto do Madrigal do Leme e regência de Anton Steuxner. Programa de Músicas Natalinas de 5 séculos:,Tomás Luis de Victória, Johann Eccard, Michael Praetorius, J.S.Bach, François Couperin, Gustav Holst e Franz Gruber. Dia 12,às 15h,no Centro Cultural Justiça Federal apresentação da Orquestra de Cellos das Comunidades Pacificadas com programa Häendel. Dia 13,às 17h,no Clube Hebraica concerto do Grupo Vocal Amantes da Música cantando os Clássicos do Natal. Dia 14,às 11h30,no Museu de Arte Moderna, o MAM, recital do Trio formado pela pianista Ana Azevedo,contrabaixista Augusto Mattoso e Paulo Diniz, bateria. O programa é um Tributo a Bill Evans. Dia 15,às 12h30,no Museu da República,pianista Boris Marques executando obras de J.S.Bach e  Tchaikowsky. Dia 16,às 20h,no Iate Clube do Rio de Janeiro,recital do tradicional Duo Milewski formado pelo violinista Jerzy Milewski e a pianista Aleida Schweitzer,com obras de F.Franco, W.A.Mozart, F.Chopin, J.Venutti e canções de natal. Dia 17,às 12h30,no Centro Cultural Banco do Brasil, recital do pianista Paulo Steinberg, com obras de Scarlatti, Beethoven, Steen, Villa-Lobos e arranjos de Natal. Lembramos sempre que todos os concertos são com entrada franca. 

Dica da semana é o famoso Trio Gipsy de Haydn