Picciani, Paulo Melo e Albertassi deixam cadeia 1h após decisão da Alerj

Por

Os deputados estaduais peemedebistas Edson Albertassi, Jorge Picciani e Paulo Melo foram soltos no final da tarde desta sexta-feira (17) da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio. Eles foram liberados por volta das 18h, em torno de uma hora após o fim da sessão na Alerj que decidiu pela libertação, revertendo decisão a do Tribunal Regional Federal da última quinta-feira (16). 

O Tribunal informou ao JB que ainda havia sido notificado sobre a decisão. Um recurso, agora, caberia ao Ministério Público. 

Os deputados deixaram a cadeia em um carro oficial da Alerj. Logo após o término da votação, um funcionário da Casa seguiu para Benfica com um documento à direção da unidade. O trio, então, passou menos de 24 horas na cadeia. 

Picciani já estava em casa antes das 20h. Imagens de TV mostram o político na janela de sua casa, com um copo na mão. 

>> Alerj aprova parecer da CCJ que revoga a prisão de Picciani, Paulo Melo e Albertassi

>> Policiais entram em confronto com manifestantes

>> 

O MPF identificou que a indicação de Albertassi para uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) pode ter sido uma manobra para que a organização criminosa retome espaços perdidos com os afastamentos de conselheiros determinados pelo STJ, e também uma forma de atrapalhar as investigações, ao deslocar a competência para a apuração dos fatos e tirar o caso do TRF2. Esta é a primeira vez em que uma investigação ligada à Lava Jato é conduzida por um TRF.