Lava Jato: PF prende Jacob Barata Filho e cúpula do transporte rodoviário no Rio

Por

Na manhã desta segunda-feira (3), a Polícia Federal deflagrou mais uma etapa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, tendo como alvo a cúpula do transporte rodoviário do estado. Na noite de domingo (2), agentes anteciparam a ação e prenderam Jacob Barata Filho, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Barata é um dos maiores empresários do ramo de ônibus do Rio, e ia embarcar para Lisboa, em Portugal. Ele foi detido na área de embarque. 

De acordo com o delegado Antônio Beaubrun, há indícios de que Barata tentava fugir do país, pois seus familiares já estavam em Portugal e, quando foi preso, levava uma grande quantia de dinheiro em espécie. “Quando fizemos a prisão, ele estava com mais de R$ 50 mil reais em moeda estrangeira e tinha mandado a família para Portugal. Temos documentos de empresas dele em Portugal, mas não é oportuno divulgar quais são.”

Segundo o advogado de Barata Filho, o empresário faria uma viagem de rotina ao país europeu, onde tem negócios “há décadas e para onde faz viagens mensais”.

>> MPF: grupo criminoso do transporte teria pago R$ 260 milhões a políticos

>> Cabral recebia "prêmios" para dar reajuste nas tarifas de ônibus, diz MP

>>