Projeto oferece assistência gratuita no Cantagalo e Pavão-Pavãozinho
A Rede Postinho de Saúde se prepara neste mês para inaugurar sua expansão, um segundo andar da sede, financiado por dois apoiadores da causa, a Brazil Foundation e o Instituto Phi. A ideia é ampliar e diversificar os atendimentos, que giram em torno de 320 por mês, e devem chegar a 700, com a reforma. A local fica na divisa das comunidades do Cantagalo e do Pavão Pavãozinho, no Rio de Janeiro.
O projeto também implementa novos grupos de atendimento voltados para públicos específicos, como mulheres negras, LGBTs, adolescentes e mulheres idosas.
Em sete anos, a ONG ganhou a parceria de algumas instituições e tem como madrinha e a atriz Letícia Spiller. A Rede Postinho pretende ser um modelo na formação de redes colaborativas da sociedade civil, servindo de exemplo para a criação de iniciativas que promovam a melhoria na qualidade de vida da população pelo voluntariado.
Confira os novos atendimentos:
Núcleo Fisioterapia
Fisioterapia em Grupo
Andressa Jordão irá comandar grupo de até cinco pacientes da Fisioterapia com a mesma lesão ou com lesão no mesmo membro, articulação e/ou músculos. Dessa forma poderemos propiciar a um maior número de mulheres atendidas, um tratamento de reabilitação, melhoria e prevenção da saúde dessas mulheres. Quando: Terças feiras no período da tarde.
Núcleo Psicologia
Coletivo de mulheres lésbicas e bissexuais da comunidade PPG
Clarice Pinheiro, Natalie Duarte e Vanessa Vargas irão abrir um espaço de acolhimento e troca para mulheres a partir de 14 anos, com foco nas especificidades das demandas das mulheres bissexuais e lésbicas da comunidade, ou mulheres que tenham interesse sobre a questão, buscando respeito à pluralidade, aceitação e diminuição da discriminação por orientação sexual e gênero. No primeiro momento, as profissionais convidarão mulheres da comunidade para uma roda de conversa visando apresentar a ideia do coletivo e debater assuntos relacionados ao tema. Quando: Segundas feiras no período da tarde.
Grupo de práticas para o autoconhecimento: Arrasa Nem!
Grupo de mulheres de 18 a 30 anos, que tem como objetivo trabalhar autoconhecimento e promoção de empoderamento. Através do desenvolvimento de habilidades sociais e individuais, visa a promoção da autoestima, o que beneficia todo o seu entorno, inclusive a inserção social na família. Quando: Quarta-feira no período da manhã.
PapoPreta
As psicólogas Claudina Damasceno e Shenia Karlson estarão à frente do grupo que falará sobre empoderamento da mulher negra. O objetivo é realizar um encontro com as suas raízes e ancestralidade promovendo autoconhecimento e autoestima. Mulheres a partir de 13 anos. Quando: Quarta-feira no período da manhã.
Quantos anos tenho?
A Psicóloga Nídia Rebouças, especialista em Psicologia da Terceira Idade, será facilitadora do grupo de mulheres a partir de 60 anos, com objetivo de dar apoio psicológico ao processo de envelhecimento, dedicado às questões multidimensionais da velhice, visando a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível às idosas nesta última etapa de vida. Quando: Segundas feiras no período da tarde
Núcleo Terapias Complementares
Mandala Ararêtama - Recriando o Entendimento da Vida Através da Terapia Floral
As terapeutas Daniella Oliveira e Ana Lucia Pedrozo, desenvolvem um grupo terapêutico com mulheres a partir de 13 anos e familiares interessados em trabalhar o autoconhecimento e as relações interpessoais, a percepção de crenças e memórias limitantes, em níveis até então inconscientes, visando auxiliar nas mudanças de padrões emocionais cristalizados, que dificultam os processos vivenciais, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida em todos os níveis da existência. Quando: Quartas feiras período da tarde
Projeto Meditar - Mulheres que meditam
A Mestre em Reiki Katia Clinquart, ministrará a prática da meditação que pode minimizar o impacto emocional e físico que as mulheres são acometidas no seu dia a dia. Incorporar a prática meditativa vai criar mais possibilidades de harmonização e entendimento das emoções do corpo e da mente. Ao reduzir a turbulência da vida exterior, visa a redução do estresse da mente e do corpo. Para mulheres a partir de 13 anos. Quando: Terças feiras no período da manhã, quinzenalmente.
A voz do corpo, a voz da alma: curando-se através do canto
Luciana Coló, cantora do grupo Mulheres de Chico, ministrará para mulheres a partir de 18 anos e terceira idade. O objetivo é que as integrantes do grupo se expressem e descubram a beleza em seu interior através da palavra poética cantada, com isso fortalecendo a troca de emoções, percepções e significados proporcionados pelo brincar, criar e cantar em grupo, através do contato com a própria voz, com a voz do outro e com a música e exercícios vocais e da interpretação em grupo de canções da MPB. Quando: Terças feiras no período da manhã, quinzenalmente.
Multidisciplinares
Grupo de emagrecimento (Nutrição, Psicologia e Terapia Floral)
Mulheres de 15 a 50 anos, que apresentam dificuldades no emagrecimento. O objetivo é auxiliar de forma saudável e consciente, além do trabalho de autoconhecimento, a fim de entender a relação de cada uma com a comida e a consciência corporal. Quando: Quartas-feiras no período da manhã.
Adolescentes Grávidas (Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Nutrição)
Trabalhar profilaticamente com adolescentes grávidas de 13 a 17 anos e suas famílias, os aspectos sociais, físicos, psicológicos e familiares que este momento traz, com o objetivo de dar suporte à tantas mudanças. Serão trabalhados temas como amamentação, papéis familiares, gestação, preparação para o parto, ser mãe, gravidez idealizada. Quando: Quintas-feiras no período da manhã.
