Apesar do alto policiamento, mês olímpico bate recorde de assaltos no Rio

Mais de cinqüenta mil agentes de segurança se espalharam pela cidade

Por

As autoridades policiais devem ter comemorado e muito o final dos Jogos Olímpicos. Apesar de ser classificada como uma “operação bem sucedida” pelo secretario de Segurança Pública do estado do Rio, José Mariano Beltrame, o mês olímpico registrou 17.255 roubos – seis mil a mais do que o mesmo período do ano anterior. Todo esse aumento ocorreu mesmo com a presença de mais de 50 mil homens de segurança, em uma operação que uniu as forças das polícias Civil e Militar, das Forças Armadas, polícia Federal e Rodoviária e da Força Nacional.

Os dados foram divulgados na tarde da última sexta-feira (23) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). De acordo com a secretaria, os motivos desse aumento foram o alto número de turistas que vieram para a cidade: foram quase 1,2 milhão de pessoas visitando o Rio de Janeiro, gerando um aumento de 18% na população da capital.

O ISP fez uma comparação com os dados dos últimos oito meses, comparados com o mesmo período no ano passado, e os números são assustadores: o índice de homicídios aumentou 174%. Foram 3.224 assassinatos registrados, contra 2.747 em 2015.

José Mariano Beltrame ficou à frente da pasta por dez anos, e a tendência é que esse seja o último trimestre dele à frente da secretaria. A expectativa é que Beltrame entregue o cargo após as eleições, e a ideia, é nomear seu sub-secretario, Roberto Sá, como seu sucessor.