Vendas do comérico do Rio recuaram 7,1% em julho

Pesquisa do Centro de Estudos do CDLRio mostra que foi o sétimo mês consecutivo de queda

Por

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro registraram queda de 7,1% em julho, em comparação com o mesmo mês de 2015, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. 

É o sétimo mês consecutivo de resultado negativo e o maior desde 2003. Em comparação com o mês anterior (junho) o índice foi de menos 0,3% e no acumulado dos sete meses do ano (janeiro/julho) ante o mesmo período do ano passado a queda foi de 7%.

A pesquisa mostra também que todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis), a exceção do setor de Móveis (+3%), apresentaram resultados negativos. Os que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram Calçados (-9,8%), Tecidos (- 8%) e Confecções (-6,4%) e no Ramo Duro (bens duráveis) Jóias (-10,2%), Óticas (-8,8%) e Eletro (-7,4%). A venda a vista com mais 0,5% e a venda a prazo com menos 13,1% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores.

Segundo o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, nem mesmo as inúmeras ações dos lojistas para estimular as vendas como liquidações, promoções, planos de pagamento diversificados e crediário mais fácil animou o consumidor. “É o sétimo mês consecutivo de resultado negativo, o que mostra que a sensação de melhora da crise econômica ainda não chegou ao comércio”, diz Aldo. Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas do Centro venderam menos 9,4%, as da Zona Norte menos 7,3% e as da Zona Sul menos 3,9%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas do Centro faturaram menos 9%, as da Zona Norte menos 7,4% e as da Zona Sul menos 6,2%.

Inadimplência

A Inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro aumentou 2,4% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado. É o maior índice do ano, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio - Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro. As Consultas (índice de mostra o movimento do comércio) e as Dívidas Quitadas (que mostra o número de consumidores que colocaram suas dívidas em dia) caíram, respectivamente, 6,5% e 1,5%. Ao comparar o mês de julho com o mês anterior (junho), os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito mostram que a Inadimplência, as Consultas e as Dívidas Quitadas diminuíram, respectivamente, 5,6%, 11% e 4,9%. 

No acumulado dos sete primeiros meses do ano (janeiro/julho) em relação ao mesmo período de 2015, a Inadimplência cresceu 1,5% e as Dívidas Quitadas e as Consultas recuaram, respectivamente, 2,2% e 7%. 

Cheque 

Segundo o registro de cadastro da entidade, as consultas ao LIG Cheque em julho em relação ao mesmo mês de 2015, as Consultas e as Dívidas Quitadas diminuíram, respectivamente, 10,9% e 1,8% e a Inadimplência aumentou 2,5%. Comparando-se julho com o mês anterior (junho), as Consultas cresceram 7,4% e a Inadimplência e as Dívidas Quitadas diminuíram 12,9% e 2,6%, respectivamente. No acumulado dos primeiros sete meses desse ano (janeiro/julho) em relação ao ano passado, a Inadimplência cresceu 1,5% e as Consultas e as Dívidas Quitadas recuaram, respectivamente, 10,7% e 0,8%.