'Zika não é um tema olímpico', afirma Eduardo Paes

Por

Nesta sexta-feira (12), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou que o vírus da zika não deve ser tratado como um "tema olímpico". "Não quero minimizar o vírus da zika. É um problema do Brasil. Não é um tema olímpico. Temos um fato que é um desconhecimento sobre a zika. Temos mais casos de dengue do que de zika", afirmou o prefeito durante visita às instalações reformadas do Parque Aquático Maria Lenk, local das competições de polo aquático e saltos ornamentais.

Eduardo Paes destacou que em agosto, quando os Jogos vão acontecer, o clima não favorece a procriação do mosquito transmissor do vírus. "No período da Olimpíada o mosquito transmissor não está procriando. São meses mais secos e menos quentes", disse o prefeito.

Para Eduardo Paes, estaria havendo "um certo exagero e desconhecimento" sobre o tema. "Morre muito mais gente de gripe, dengue do que de zika."

>> 

Contudo, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos afirmou, na noite de segunda-feira (8), que esta informação seria “imprecisa”. Patrick Sandusky, porta-voz do comitê, divulgou comunicado destacando que a equipe norte-americana espera pela competição com expectativa e que as autoridades esportivas não vão impedir os atletas de representarem o país.

No final de janeiro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou estar confiante da segurança da Olimpíada.