Capitania dos Portos do Rio de Janeiro intensifica fiscalização no litoral fluminense
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), suas Agências e Delegacias intensificaram as atividades da Operação Verão no litoral Fluminense, visando fortalecer a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana na orla marítima.
Neste último fim de semana, na Costa Verde, Costa do Sol, Baía da Guanabara e praias oceânicas foram abordadas 861 embarcações, sendo 70 notificadas e 2 apreendidas. A maioria das notificações foi relativa à falta de habilitação do condutor, ausência da tripulação mínima necessária à condução da embarcação e à falta de documentos de porte obrigatório, tais como seguro e título de inscrição.
Os condutores e banhistas também poderão auxiliar na fiscalização do uso responsável do espaço aquaviário. Com o intuito de promover a conscientização do público e ampliar as ações da Operação Verão são realizadas ações educativas junto às entidades náuticas, divulgando as principais normas de segurança da navegação.
Para ressaltar a responsabilidade dos condutores e banhistas, a campanha nacional de segurança no mar utiliza o slogan:“Se liga, você é o Capitão!” e dissemina os mandamentos da Segurança no Mar:
1 – Não esqueça a habilitação quando for navegar; 2 – Não esqueça os coletes salva-vidas e extintores de incêndio; 3 – Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas; 4 – Respeite a lotação da embarcação; 5 – Se beber passe o timão para alguém habilitado; 6 – Não polua o mar; 7 – Faça a manutenção correta de sua embarcação; 8 – Respeite a vida, seja solidário; 9 – Ao sair, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio; e 10 – Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
Os usuários do Litoral Fluminense também podem colaborar com a fiscalização adotando as seguintes medidas:
1. Verificar se a embarcação possui coletes salva-vidas em local de fácil acesso e em bom estado. Peça ao tripulante que faça demonstração de uso;
2. Observar o estado geral da embarcação, quanto à conservação, limpeza e arrumação;
3. Verificar a lotação da embarcação e se a mesma está com excesso de passageiros. Embarcações de passageiros são OBRIGADAS a afixar, em local visível, a sua lotação e o telefone da capitania, delegacia ou agência dos portos na área. Na dúvida, NÃO EMBARQUE E FAÇA CONTATO com uma das organizações; e
4. Verificar se a embarcação está homologada para a atividade a que se propõe, transporte de passageiros.
A CPRJ recebe denúncias pelo telefone 2104-5480 e sua Ouvidoria poderá ser contatada no e-mail:
