Comunidades da região da Pavuna, Zona Norte do RJ, ganharão linhas de transporte comunitário
Vans de pequeno porte vão garantir mobilidade e conforto aos moradores
O Serviço de Transporte de Passageiros Comunitário (STPC), conhecido como “cabritinho”, ganhará mais cinco linhas na cidade, com itinerário definido pela Secretaria Municipal de Transportes. As novas linhas de vans de pequeno porte vão circular em três comunidades na região da Pavuna, na Zona Norte do Rio: Morro da Pedreira, Rio D’Ouro e Parque Columbia. O objetivo da medida é garantir conforto aos moradores nos deslocamentos pelo interior da comunidade. Com isso, as longas caminhadas poderão ser substituídas por viagens em um transporte regulamentado e fiscalizado. A resolução nº 2622 foi publicada na edição desta segunda-feira (21/12) no Diário Oficial do Município.
O STPC só pode circular no interior das comunidades e o valor da passagem não pode ultrapassar o valor do Bilhete Único Carioca, que é de R$ 3,40. A proposta desse transporte é atender, de maneira integrada, moradores de áreas não atendidas pelos demais modais disponíveis na cidade: ônibus, STPL (vans), metrô e trens.
Atualmente, 43 linhas estão autorizadas e em operação em mais de 20 comunidades nas regiões Central, zonas Norte e Sul. Essas linhas são operadas por 205 motoristas autorizados. Com o início da operação dessas novas linhas, o número chegará a 48.
O motorista que quiser operar “cabritinhos” nessas regiões deverá procurar os postos da SMTR para solicitar essa autorização. A secretaria providenciará a confecção dos documentos de autorização, de porte obrigatório, assim como registro, vistoria, acompanhamento, controle e fiscalização da prestação de serviço.
Os prestadores de serviço autorizados deverão obedecer aos itinerários previstos na resolução e o Código Disciplinar do STPC, estabelecido pelo decreto 37.802 de 15 de outubro de 2013.
