Passeio na Floresta da Tijuca une entretenimento e educação ambiental para crianças

Por

Que tal tirar as crianças do eixo escola-cinema-televisão e levá-las para brincar e aprender em meio à exuberante natureza carioca? O projeto Floresta Kids, desenvolvido pela agência de turismo Rio4Fun, oferece um passeio interativo em uma atividade inovadora na Floresta da Tijuca. Sem restrição de idade, o tour é voltado para as crianças, mas também atrai os adultos, que se encantam com a mistura de atividades lúdicas em meio à maior floresta urbana do mundo. 

Guilherme Camocardi, um dos sócios da Rio4Fun, explica que o intuito do passeio é aproximar as crianças da natureza e tirá-las um pouco das atividades comuns, como passeios a shoppings centers, por exemplo. “Nosso objetivo com essa prazerosa atividade é incentivar a nova geração a se plugar na natureza. Desejamos que eles saiam da rotina, realizando uma programação diferente de tudo que eles já experimentaram”. 

O ponto de encontro é a Praça Meu Recanto, um espaço com infraestrutura de banheiros, mesas e brinquedos, bem próximo do Centro de Visitantes do parque. Guiados por um biólogo, os participantes conhecem um pouco mais da história da criação desta floresta, que após anos seguidos de devastação de sua madeira e do uso das terras para lavouras de cana de açúcar e café, foi completamente replantada a pedido do Imperador Dom Pedro II. 

As crianças e adultos passam pela exposição permanente, que explica todo o processo de reflorestamento e revela a fauna e a flora da Floresta da Tijuca. Ao longo da trilha, os visitantes conhecem de perto árvores como o Pau-Brasil, jaqueiras e palmeiras. Se der sorte, você pode ainda ver algum animal. O biólogo Marcos Bouças explicou que quanto mais silenciosa a caminhada, maior a chance de avistar um animal. 

O final da trilha, que tem grau de dificuldade leve, compatível com a habilidade das crianças, é na bela Capela Mayrink, construída em 1850, que conta com réplicas de obras de Cândido Portinari em seu interior. De volta à praça, a recreação começa com o Mestre Lenha, que introduz os princípios da capoeira às crianças, mostrando um pouco desta expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. As crianças conhecem o berimbau, o caxixi e o pandeiro, instrumentos musicais que dão o tom das rodas de capoeira, e têm a chance de aprender alguns movimentos, como plantar bananeira.

Após a aula de capoeira, é a hora do picadeiro! O show conquista o público, que se espalha em torno da lona para assistir às palhaçadas. Crianças riem e adultos voltam a ser criança com o show que mistura mágica, cores e muito humor. “Através de atividades prazerosas e divertidas, em contato com a fauna e flora de uma das maiores florestas urbana do mundo, vamos reforçar nas crianças esse contato com a natureza, despertando sua curiosidade com relação a preservação do meio ambiente”, finaliza Camocardi.