Lixo reciclado vira passagem no BRT

Projeto de sustentabilidade leva economia ao bolso dos passageiros

Por

Começa hoje no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, um projeto que alia sustentabilidade à economia para o bolso dos passageiros. Uma máquina, localizada ao lado da bilheteria, vai permitir que usuários coloquem embalagens recicláveis e recebam em troca um cartão RioCard com carga suficiente para uma passagem - R$ 3,40.  Para ganhar o bilhete, são necessários cinco vasilhames. O material depositado será recolhido e levado para a reciclagem pela ONG Doe seu Lixo.

Como ainda está em fase de testes, o projeto vai disponibilizar uma quantidade limitada de cartões. A iniciativa foi uma das 13 ganhadoras do Rio +, uma ação idealizada pela empresa de financiamento coletivo Benfeitoria em parceria com a Prefeitura do Rio. O objetivo do Rio + era convocar cidadãos a dar ideias criativas e inovadoras para soluções de vários problemas da cidade.

O processo para conseguir o cartão é simples. Basta que o passageiro digite seu CPF e deposite na máquina PETs, latas de alumínio ou embalagens da Natura, que é a patrocinadora do projeto. Após o uso, o cartão pode ser recarregado em outras viagens como Bilhete Único Carioca ou trocado numa bilheteria por R$ 1. "O projeto pretende levar para a rotina do cidadão os hábitos da coleta seletiva", afirmou  o cofundador da Benfeitoria, Murilo Farah.

Cada pessoa só poderá resgatar dois cartões RioCard por dia.  A máquina vai funcionar de 7 às 19h, em dias úteis, até o dia 19.