Ordem Pública interdita estacionamentos clandestinos na Praia da Reserva

Por

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, durante a ação de ordenamento nas praias da cidade, interditou seis estacionamentos clandestinos na orla do Recreio neste domingo (11). Todos eles já haviam sido fechados ontem pela Seop. No sábado (10), durante a fiscalização que impediu oito estacionamentos clandestinos de funcionar, em um deles (na avenida Lúcio Costa, n.º 8.300) um homem agrediu um agente e foi levado para a 16ª DP (Barra da Tijuca). Ricardo Herdy de Barros Francisco foi autuado por agressão, desacato e um inquérito foi aberto na própria delegacia para apurar se ele cometeu crime ambiental. Ele tem passagens pela Polícia por desobediência, desacato e crimes contra o meio ambiente.

O Batalhão da Polícia Militar Florestal e a fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) também autuaram o estacionamento clandestino na avenida Lúcio Costa, n.º 8.300.  

Os agentes também evitaram a realização de uma festa rave não autorizada na altura do Posto 12, nas areias do Leblon. As caixas de som e a tenda foram apreendidas. Ontem, os fiscais desmontaram uma lona de circo em outro evento irregular de música na altura do Posto nove do Recreio dos Bandeirantes.   

A fiscalização nas praias da cidade no final de semana também apreendeu com ambulantes não autorizados: 510 espetinhos de camarão, 300 empadas, 188 bebidas diversas, 70 salgados árabes, 82 óculos escuros, 10 paus de selfie, cinco cangas, quatro capas de celular, duas películas para celular, um fogareiro, uma bandeja e uma grade para expor mercadorias. Os agentes retiraram uma placa de publicidade irregular das areias e notificaram cinco barraqueiros de praia autorizados por irregularidades.

Durante o ordenamento na orla, guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) evitaram 87 práticas esportivas (altinho e frescobol) próximas ao espelho d'água, coibiram a presença de 28 cães na areia e apreenderam 37 linhas de pipa com cerol. Neste final de semana os agentes realizaram a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças e auxiliaram 60 delas que estavam perdidas a encontrarem os responsáveis. O estacionamento irregular também foi alvo da operação, com 234 veículos rebocados e 795 multados.