Sistema ferroviário é modernizado e tempo de viagem é reduzido em dois ramais

Por

A concessionária Supervia anunciou nesta segunda-feira (27/10) algumas mudanças no sistema ferroviário da região metropolitana do Rio de Janeiro, na tentativa de reduzir o tempo de viagem nos ramais de Deodoro, Japeri e Santa Cruz. Os intervalos dos trens entre as estações vão ser alterados, além da abertura de novas vias expressas.

Os ramais de Japeri, na Baixada Fluminense, e Santa Cruz, na Zona Oeste, são os beneficiados com as rotas expressas. Com isso, os intervalos entre esses ramais e a estação de Deodoro passará para oito minutos, mesmo fora do horário do rush. Segundo a SuperVia, com as mudanças, os composições são irão parar nas estações de Madureira, Maracanã e Central, depois que passarem pela estação de Deodoro. Assim, o tempo será ainda mais reduzido entre as paradas, passando de oito minutos para quatro. 

Pelas previsões da concessionária, o número de viagens nestes ramais deve aumentar de 826 para 1065 por dia, refletindo também na quantidade de usuários. A disponibilidade de vagas nas composições passa de 1,7 milhão para 2,1 milhões, diariamente. Já os trens que operam no sistema parador, vão reduzir o tempo de viagem de 10 para seis minutos, nas outras estações dos ramais de Santa Cruz e Japeri. 

As modificações foram possíveis em função da modernização do sistema, de acordo com a SuperVia. A empresa pretende concluir até 2016 a nova sinalização em todos os trechos atendidos na sua concessão.