Pais de alunos criam grupo para apoiar professores em greve

Por Gisele Motta*

A maioria dos pais quer seus filhos na escola, mas um grupo de pais e mães que apoiam a greve dos professores prefere que eles fiquem sem aula. Por quê? Eles acreditam que vale a pena se os professores conseguirem o investimento que precisam para fazer um trabalho melhor. O grupo de pais participa de um site, o 

O grupo de pais tem reivindicações específicas que acreditam melhorar a educação das crianças e vão ao encontro do desejo dos professores. Eles querem o cumprimento do acordo da greve 2013; a redução do número de alunos em sala de aula com ampliação do número de turmas através de concurso público para professores e pessoal de apoio; melhoria na infraestrutura das escolas ( mais laboratórios, brinquedotecas, quadras cobertas, climatização etc); melhoria no sistema de alimentação com concurso para cozinheiras e aumento do tempo de almoço das crianças; autonomia pedagógica do professor para escolha do material didático e democracia nas escolas com maior participação de responsáveis, educadores e alunos nas decisões pedagógicas e orçamentárias das escolas.

O Panela de Pressão faz um contato direto com políticos e autoridades responsáveis pela educação. O contato é via Facebook, Twitter, email e telefone. No site, você pode enviar um email para autoridades e participar pelas redes sociais com a hastag #eduardocumprajá. Segundo Mira, além de tentar fazer pressão online,os pais costumam estar presentes nas manifestações dos professores e pretendem fazer atividades de mobilização em breve. 

*Do Programa de Estágio do JB