Funcionários da Linha 4 do Metrô recebem informações sobre saúde sexual

Por

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e a Gávea, desenvolveu um Programa de Educação Sexual para estimular o comportamento sexual responsável entre os colaboradores e levar a eles mais informações sobre como cuidar de sua sade.

Na primeira iniciativa, neste mês de setembro, os colaboradores participaram de palestras educativas ministradas pelo 'Grupo pela VIDDA' - o primeiro fundado no Brasil, em 1989, por pessoas portadoras do vírus HIV, seus amigos e familiares. Para os próximos meses, estão previstas atividades sobre prevenção de DST/Aids no local de trabalho, o uso correto do preservativo, um vídeo-debate, roda de conversa e a peça teatral “Viver com Aids e ainda sofrer preconceito. Quem aguenta?”, além do “Camelô Educativo”, que vai distribuir camisinhas. 

Haverá ainda, um depoimento sobre como é viver com Aids. As palestras foram realizadas para um total de 600 pessoas e ocorreram no canteiro de obras da Leopoldina, onde funciona a fábrica de aduelas, os anéis de concreto que serão utilizadas pelo Tunnel Boring Machine, o ‘Tatuzão’, equipamento que vai escavar os túneis da Linha 4 entre Ipanema e Gávea. 

Entre os temas abordados, estiveram: Principais doenças que são transmitidas pela relação sexual e sua transmissão; Porque e quando se submeter ao teste anti-HIV; Porque o parceiro único não é sexo seguro; O correto uso dos preservativos; Tuberculose/HIV/AIDS e Hepatites Virais; e Sade Sexual e Saúde Reprodutiva.