Unidade de Ordem Pública do Catete, Flamengo e Glória entra em operação
A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal, inaugura nesta quarta-feira, 16 de maio, a Unidade de Ordem Pública (UOP) que abrange áreas do Catete, do Flamengo e da Glória, na Zona Sul. Esta é a sexta UOP implantada e marca uma nova fase do combate à desordem na cidade.
A partir da reformulação do treinamento da GM-Rio, os agentes que atuarão na nova UOP estão capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos de cada região, assim como já ocorre com sucesso nas áreas patrulhadas pelas UOPs de Copacabana, Ipanema, Leblon, Centro e Tijuca, implantadas pela Prefeitura desde o ano passado. Comércio ambulante não autorizado, ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, estacionamento irregular, entre outras ilegalidades, serão alvos da fiscalização.
Pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de abril no Catete, Flamengo e Glória, apontou os principais problemas percebidos pelos moradores desses bairros e concluiu que 67,4% dos entrevistados afirmam se deparar com ambulantes todos os dias ou quase que diariamente; 65,3% percebem a presença de carros na calçada também diariamente ou quase todos os dias; 62,8% percebem a ocupação de mesas e cadeiras na calçada por bares e restaurantes; 39,9% apontam problemas relacionados ao excesso de barulho; 91,1% relatam a presença de moradores de rua com frequência diária ou quase diariamente e que 63,5% das pessoas ouvidas afirmam se deparar com calçadas mal conservadas todos ou quase todos os dias.
A UOP Catete, Flamengo e Glória contará com 347 guardas municipais atuando em uma área de aproximadamente 775 mil m²que abrange: Rua do Catete, Rua da Glória, Rua Bento Lisboa, Rua do Russel, Av. Augusto Severo, Rua Ferreira Vianna, Rua Senador Vergueiro, Rua Paulo VI, Rua Marquês de Abrantes, Rua Correia Dutra, Rua Artur Bernardes, Rua Andrade Pertence, Rua Gago Coutinho, Rua Buarque de Machado, Rua Dois de Dezembro, Rua Machado de Assis, Rua Almirante Tamandaré, Rua Barão do Flamengo, entre outras vias da região, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem.
