Cabral inaugura obra de saneamento do Canal das Tachas, no Recreio

Por

O governador Sérgio Cabral  inaugura nesta quarta-feira (21), na Rua Gilka Machado, esquina com Rua Jarbas de Carvalho, o sistema de esgotamento sanitário da comunidade do Terreirão e áreas adjacentes do Recreio dos Bandeirantes. O novo sistema da Cedae terá capacidade para receber o esgoto de cerca de 130 mil habitantes e foi concluído cinco anos antes do previsto, antecipando compromisso assumido junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. 

As obras representam investimento de R$ 35 milhões em uma parceria da Cedae, com o governo do Estado através Secretaria de Estado do Ambiente.

O projeto atende ainda a reivindicação histórica da população do Recreio quanto à despoluição do Canal das Tachas, evitando que o esgoto produzido pela comunidade seja lançado em suas águas. Somente na comunidade do Terreirão, 3.200 residências foram ligadas ao sistema, que atenderá a área formada pela Avenida das Américas, Estrada Vereador Alceu de Carvalho (Rio Morto), Estrada do Pontal, Estrada Benvindo de Novaes, Rua Jarbas de Carvalho e Avenida Gilka Machado.

- Com este projeto estamos elevando o tratamento final de esgoto da região para 70% - afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O sistema de esgotamento sanitário é constituído pela Estação Elevatória de Esgoto das Tachas, equipada com três grupos motor-bomba com 40 HP cada, acionados por variadores de frequência que permitem a economia de energia elétrica, e capacidade de bombear 225 litros de esgoto por segundo. A elevatória fará o tratamento inicial e encaminhará o esgoto para a tratamento posterior na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Barra da Tijuca.

Foram implantados ainda 5.500 metros de redes coletoras, 2.000 metros de troncos coletores e 2.100 metros de linhas de recalque, unindo a Elevatória das Tachas à Elevatória Recreio dos Bandeirantes.