Cinema Icaraí é desapropriado e abrigará Centro Cultural da UFF

Por

O município de Niterói ganhará um centro cultural que funcionará no prédio que abrigou o Cinema Icaraí, fechado desde 2005. Em estilo art déco, construído na década de 1930, o espaço foi decretado de utilidade pública e desapropriado, segundo a prefeitura do município fluminense. A Universidade Federal Fluminense (UFF) ficará responsável pelo espaço.

O decreto que regulamenta a desapropriação do do prédio, localizado na Praia de Icaraí, uma das áreas mais nobres da cidade, foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial.

Ainda nesta terça, o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e o reitor da UFF, Roberto Salles, assinam convênio para a instituição de ensino administrar o centro cultural que funcionará no local, hoje um refúgio de moradores de rua.

Segundo o reitor Roberto Salles, depois de recuperado, o espaço terá a orquestra, o ensaio da orquestra, grupos alternativos de teatro, o cinema, e, também, o corpo de baile de Niterói, de balé, está sem um espaço.

Há três meses, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) liberou verba de R$ 10,6 milhões para a UFF adquirir o imóvel. Mas o dono do imóvel, o empresário Fernando Policarpo, afirma que o prédio vale R$ 18,8 milhões e pretende entrar na Justiça para obter esse valor.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Niterói informou que o prefeito Jorge Roberto Silveira deverá explicar detalhes sobre a desapropriação ainda nesta terça-feira.