Bope encontra mais um fuzil FAL na Rocinha. Ao todo, são 76

Por

Mais um fuzil FAL foi encontrado na madrugada desta quinta-feira por Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na localidade do Valadão, na favela da Rocinha (Zona Sul). O total de armas recolhidas na operação de pacificação chega a 133, sendo 76 fuzis. Policiais civis que investigam a quadrilha de Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, estimam que o grupo tinha cerca de 150 fuzis.

Na última terça-feira, o Bope encontrou na comunidade um rastreador de GPS, usado pelo ex-chefe do tráfico, o Nem, para localizar e monitorar as armas enterradas.

O aparelho pode ser comprado pela internet, do tipo usado para localizar automóveis. O subcomandante do Bope, major André Batista, afirmou surpresa e disse nunca ter visto o tráfico usar este tipo de equipamento. 

Apreensão de drogas

Apesar de ser apontada como o principal reduto de uma das três maiores facções criminosas do Rio, a ADA (Amigos dos Amigos), a operação na Rocinha ainda não registrou um número significativo de apreensão de drogas. Durante os quatro dias de operação, foram apreendidos 350 quilos de drogas enquanto que, durante a pacificação dos complexos do Alemão e da Penha (Zona Norte), em 2010, foram apreendidos 37 toneladas de drogas, a grande maioria nos primeiros dias.

Investigadores da Polícia Civil atribuem à pequena quantidade de drogas apreendida o vazamento da informação sobre a data da ocupação, cerca de duas semanas antes. Desta forma, os bandidos tiveram tempo para esconder drogas, armas e dinheiro em pontos de mais difícil acesso.