Light e policiais da DDSD realizam operação contra inadimplentes que fizeram “gatos” de luz

Por

A Light iniciou uma série de operações, em parceria com policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), para reprimir os clientes inadimplentes que estão furtando energia. Nesta primeira ação, foram pegos em flagrante nove clientes e conduzidos a DDSD, sendo que três foram presos em flagrante, pagaram fiança e foram liberados. Todos responderão a processo criminal por furto.

 Os clientes tiveram o fornecimento interrompido por falta de pagamento diversas vezes, o medidor de consumo foi retirado, mas resolveram se autorreligar de forma clandestina, ou seja, fizeram “gato” de luz nos seus estabelecimentos e residências para continuar consumindo energia elétrica sem pagar a conta. Neste grupo, existe, por exemplo, cliente com débito de R$ 55 mil e que mantinha um consumo médio mensal ilegal de 2.600 kWh. Ele foi parar na delegacia para explicar a irregularidade.

 A Light tentou negociar com os devedores e, paralelamente, manteve inspeção nos locais, onde os clientes em débito com a empresa optaram pelo caminho da ilegalidade para obter energia elétrica. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal

 Na operação desta segunda-feira (05/09/2011) houve constatação de fraude em seis estabelecimentos comerciais e três residências. Para voltar a ser cliente, respeitando os direitos e os deveres do contrato e garantir o fornecimento de energia elétrica, os comerciantes terão que pagar todo o montante devido à Light, além de responderem a processo criminal por furto de energia com pena de prisão de 1 a 4 anos.

 O combate ao furto de energia é um dos principais desafios da Light. A empresa investe mais de R$ 250 milhões por ano para combater este tipo de crime. O furto e o vandalismo fragilizam a rede de distribuição, impactam na qualidade do fornecimento e prejudicam o consumidor com interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de contribuírem para o aumento do risco de acidentes.

Para denunciar suspeitas de furto de energia, a Light disponibiliza o Disque-Light Emergência (0800 0210 196), que funciona 24 horas por dia.