Justiça manda soltar os 439 bombeiros presos no Rio

Por

RIO - Os deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ) conseguiram, na madrugada de hoje, um habeas corpus para soltar os 439 bombeiros presos no Rio.  Eles  vão agora de manhã para Charitas comunicar aos familiares dos presos a  decisão do desembargador Cláudio Brandão, que atendeu ao pedido de soltura dos Bombeiros feito pelos deputados.

>> Veja a decisão do TJ-RJ

"Agora a gente pode dizer que foi feita justiça. A questão jurídica suplantou a polícia. O clima é de euforia. Viramos uma família só", disse, emocionada, Cristiane Dionísio, 37 anos, mulher do cabo André, um dos detidos. 

Veja vídeo da comemoração dos bombeiros:

Cabral antecipa aumento para bombeiros e cria Secretaria de Defesa Civil

O governo do estado do Rio anunciou, na quinta-feira, que enviou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma mensagem antecipando de dezembro para julho os seis meses de reajustes salariais para bombeiros, policiais militares, policiais civis e agentes penitenciários. Sérgio Cabral também decidiu criar a Secretaria de Estado de Defesa Civil - antes vinculada à Secretaria de Saúde - que ficará sob o comando do coronel Sérgio Simões, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

O reajuste antecipado será de 5,58%, o que representa um impacto de  R$ 323 milhões no caixa do estado. A medida atende a todos os 16.202 bombeiros da ativa, 5.018 aposentados e 1.592 pensionistas. E também a 39.775 ativos da Polícia Militar, 20.445 aposentados e 13.175 pensionistas. E ainda a 9.254 ativos da Polícia Civil, 5.232 aposentados e 9.688 pensionistas. Entre os agentes penitenciários, 4.329 da ativa e 1.328 aposentados serão beneficiados