Justiça manda soltar a mulher de Marcinho VP
Marcia Gama dos Santos Nepomuceno, mulher de Márcio dos Santos Nappomuceno, o Marcinho VP foi solta nesta quarta-feira. A Segunda Câmara Criminal concedeu a liberdade a ela, a Henrique Matheus Oliveira e Luiz Claudio Santana. Eles foram beneficiados pela revogação da prisão de Ana Paula Vieira da Silva, mulher do traficante Marcio Batista, o Dinho Porquinho. Todos respondem na 34ª Vara Criminal por lavagem de dinheiro para o tráfico.
Entenda o caso
Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiram na última terça-feira revogar a prisão de Paula Fernanda Vieira da Silva, mulher do traficante Márcio Batista da Silva, o Dinho Porquinho, um dos integrantes do Comando Vermelho (CV) preso. Ela e mais seis réus, entre eles Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, outro chefe da facção na cadeia, são acusados de lavar dinheiro do tráfico em processo que tramita na 34ª Vara Criminal. A desembargadora Leony Maria Grivet Pinho entendeu que a revogação da prisão de Paula Fernanda deve ser estendida para Márcia Gama.
A decisão da 2ª Câmara Criminal em favor de Paula Fernanda mobilizou ontem o Ministério Público e até membros do governo estadual. Isso porque a revogação da prisão também poderia beneficiar Marcinho VP — mentor dos ataques que espalharam o pânico no Rio, em 2010, e resultaram na retomada dos complexos do Alemão e da Penha pela polícia. Entretanto, mesmo que o criminoso ganhe o direito à liberdade, ele continuaria preso por responder a outros processos.
Entre os oito imóveis identificados pela Polícia Civil ao longo de mais de um ano de investigações, que deram origem ao processo de número 2008.001.391.017-0, está uma mansão no Pechincha, Jacarepaguá. Segundo corretores da região, a casa é avaliada em cerca de R$ 800 mil. Outros endereços foram descobertos pela polícia como sendo de propriedade da família de Marcinho VP. Entre eles, outra mansão em Araruama, Região dos Lagos.
