Prefeitura retoma obras da maternidade Oswaldo Nazareth
RIO - A Prefeitura inicia nesta quarta-feira a conclusão das obras da nova maternidade Oswaldo Nazareth, antiga Praça XV, anexa ao Hospital Municipal Souza Aguiar. Serão investidos R$ 13,8 milhões na conclusão das obras, que foram iniciadas em 2002. As obras serão executadas pela empresa municipal RioUrbe, através da Secretaria Municipal de Obras. A maternidade começa a funcionar em março de 2012.
Com a finalização das obras do novo hospital, a maternidade do Souza Aguiar será transferida para o novo endereço, na Rua Moncorvo Filho, no Centro. A nova maternidade terá capacidade de realizar cerca de 400 partos por mês. Serão construídas oito enfermarias canguru, moderno método que busca humanizar ainda mais os cuidados prestados aos recém-nascidos internados na UTI, permitindo que o bebê receba os cuidados maternos ainda durante a internação.
O prédio terá 7,2 mil metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos, além de cobertura técnica. A maternidade Oswaldo Nazareth será equipada com 88 leitos de enfermaria, 16 leitos de UI Neonatal, 13 leitos de UTI Neonatal, duas salas de parto cirúrgico, uma sala de curetagem, seis salas de parto normal, 11 consultórios e três consultórios de admissão.
A estrutura da maternidade está finalizada desde 2006 e, além da restauração do esqueleto, restam acabamentos e instalações. O projeto de complementação prevê instalação de rede de água, luz, telefone, esgoto sanitário, águas pluviais, de gases medicinais, sistema de ar central, elevadores, impermeabilização do terraço e da caixa d’água.
A localização da nova maternidade, além de ser de fácil acesso, permite que o Hospital Municipal Souza Aguiar dê suporte à nova maternidade com os serviços de atendimento médico ambulatorial e de emergência. Assim, as duas unidades juntas irão formar um complexo hospitalar completo para atender a população.
