UPPs do Morro do São Carlos receberão núcleos esportivos

Por

A Secretaria Estadual de Esporte e Lazer implantará dois núcleos do Projeto Rio 2016 nas duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) que serão inauguradas nesta sexta-feira, dia 25, nas comunidades da  Coroa, Fallet-Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres, no Complexo do São Carlos.

A equipe do Projeto Rio 2016 fará um pré-cadastramento de crianças, jovens e idosos interessados em participar das atividades oferecidas pelo projeto. A partir do cadastramento, serão implantadas as duas modalidades esportivas mais solicitadas pelos integrantes das comunidades.

Doze crianças, integrantes dos núcleos do Projeto Rio 2016 do Estácio e do Morro do Fogueteiro, representarão os cerca 400 integrantes desses núcleos na cerimônia de implantação das novas UPPs. A equipe ficará no local durante uma semana para receber os interessados.

Na UPP São João, no Engenho Novo, inaugurada recentemente, a equipe do Projeto Rio 2016 já cadastrou cerca de 300 pessoas entre crianças e idosos. Os esportes mais procurados foram capoeira, ginástica, futebol e dança de salão.

Na inauguração da UPP dos Macacos, em Vila Isabel, em dezembro do ano passado, no primeiro dia foram feitas 160 inscrições. Hoje a UPP já possui dois núcleos e atende a cerca de 250 pessoas nas modalidades karatê, capoeira, ginástica, futebol, vôlei e badminton.

Atualmente, o Programa Rio 2016 está presente em 13 UPPs. São 27 núcleos, cada um com capacidade para atender a cerca de 500 pessoas. Em média 350 crianças e 150 idosos desenvolvem 30 atividades. O investimento anual nos núcleos é de 1 milhão e 400 mil reais.