Operação Lei Seca: mais de 5,2 mil vidas foram salvas
Em janeiro, 6.860 motoristas foram abordados em blitzes da operação
Desde o início da Operação Lei Seca, em março de 2009, até a madrugada deste domingo (30/01), mais de 5,2 mil vidas foram salvas no trânsito. Neste mesmo período, as blitzes abordaram 396.381 motoristas e foram realizados 375.324 testes com etilômetro. Desse total, 64.516 motoristas foram multados, 18.110 tiveram os veículos rebocados e 26.808 carteiras de habilitação foram recolhidas. Até agora, os agentes flagraram 5.059 condutores dirigindo sob efeito de álcool. Desses, 3.732 sofreram sanções administrativas e 1.327 criminais.
Só neste mês de janeiro foram abordados 6.860 motoristas em blitzes da Operação Lei Seca, e 684 tiveram a carteira de habilitação recolhida. Foram aplicadas 1.581 multas e 368 carros precisaram ser rebocados. Até a madrugada de ontem, foram realizados 6.226 testes com etilômetro e 91 condutores estavam alcoolizados. Cinquenta e sete motoristas sofreram sanções administrativas e 34 criminais.
- É significativa a diminuição do número de vítimas no trânsito envolvidas sob o efeito do álcool, desde a vigoração da Lei. Atribuo esses resultados ao estabelecimento de uma fiscalização constante e efetiva e, principalmente, ao trabalho de conscientização, que vem propiciando uma real mudança de comportamento dos condutores. Isso só mostra que estamos no caminho certo, pois nosso único objetivo quando lançamos esse projeto foi a preservação da vida - enfatizou o coordenador da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes.
Lançada em 19 de março de 2009, pela Secretaria de Governo, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas de trânsito, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.
