Traficante Sandra Sapatão será transferida hoje para presídio em MS
RIO - A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira que a traficante Sandra Helena Ferreira Gabriel, conhecida como Sandra Sapatão, será transferida hoje para o presídio de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Sandra Sapatão foi presa no último domingo, durante a ocupação do complexo do Alemão.
Ela é apontada como gerente do tráfico de drogas na Favela do Jacaré, na Zona Norte do Rio. Segundo a secretaria, a transferência foi autorizada pela Justiça há dois dias. Por motivo de segurança, o órgão não deu maiores detalhes sobre horários e o trajeto de Sandra Sapatão durante a transferência.
Nesta quinta-feira, outros seis traficantes foram transferidos do Complexo Penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, para a Penitenciária Federal de Segurança Máxima, em Catanduvas, no Paraná. Entre os presos estão Emerson Siqueira Rosa, o Neguinho ou Tomate; Marcus Vinícius da Silva, o Lambari; Emerson Ventapane da Silva, o Mão; Tássio Fernando Faustino, o Branquinho; Ricardo Severo, o Faustão; e Elizeu Felício de Souza, o Zeu. Este último, um dos bandidos mais procurados pela polícia, e acusado de matar o jornalista Tim Lopes, em 2002.
Todos os detentos foram conduzidos em seis viaturas, escoltadas por 18 inspetores penitenciários do Grupamento de Serviços de Escolta (GSE-SOE), do Complexo de Gericinó. Eles foram encaminhados à Base aérea do Galeão, de onde seguiram para a Penitenciária de Catanduvas.
Os seis presos fazem parte do grupo de criminosos que comandava o tráfico de drogas no complexo do Alemão. Eles foram capturados pelas forças de segurança pública durante a ocupação do conjunto de favelas.
A Penitenciária Federal em Catanduvas tem 208 vagas destinadas a presos de alta periculosidade, que ficam em celas individuais. No momento, o presídio abriga 175 detentos, já incluídos 20 criminosos presos durante a ocupação policial no complexo do Alemão.
