Governo do Rio monta verdadeira operação de guerra para entrar na Vila Cruzeiro
RIO - Uma grande operação de guerra foi montada pelo governo do Rio para enfrentar os traficantes que dominam o complexo de favelas da Penha. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e fuzileiros navais deixaram a base da Marinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e seguiram, em comboio pela Linha Vermelha.
O comboio tinha mais de 15 carros da PM e seis tanques de guerra levados em três caminhões. Outros dez veículos do Bope já estavam na Favela Vila Cruzeiro desde o início da manhã. Os tanques foram descarregados e posicionados na Avenida Brás de Pina, próximo ao Hospital Getúlio Vargas.
O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, confirmou que os seis blindados fornecidos pela Marinha para o transporte de homens se deslocavam por volta das 11h20 em direção à Vila Cruzeiro. A Polícia Militar prepara uma grande ação na região, onde estariam concentradas lideranças da facção criminosa que estaria orquestrando os ataques.
O secretário enalteceu a ajuda enviada pela Marinha. De acordo com ele, os equipamentos fornecidos pelas Forças Armadas, entre veículos e fuzis, serão de grande ajuda para as operações em curso. Segundo Beltrame, a parceria com a Marinha é inédita e serve de modelo. "Por que não pode acontecer? Tem a lei da garantia e da ordem. A finalidade da lei não é o povo, não é a sociedade? Por que eu vou levar um ano para licitar equipamentos quando eles estão parados sem uso? A Marinha tomou uma decisão histórica. É algo inédito", afirmou Beltrame.
Beltrame também comentou as ações da polícia contra os ataques dos criminosos. Ele deixou claro que o combate ao crime, por meio das unidades de polícia pacificadora, é a solução para o problema da violência na cidade e deve continuar.
"A gente deu a resposta (referindo-se às UPPs). Na Vila Cruzeiro vai acontecer a mesma coisa. Não podemos desviar o foco disso. A gente tem uma proposta e quem atravessar na frente dela será atropelado", disse Beltrame.
Marinha divulga nota de apoio ao governo do Rio
A Marinha divulgou nota oficial sobre o apoio ao governo do Rio. Confira a nota na íntegra:
''Em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos no Estado do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil (MB) está prestando, a partir desta data (25 de novembro), apoio logístico ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa. Trata-se de cessão temporária de uso de material logístico e transporte, em apoio às Operações Policiais no Rio de Janeiro, em atendimento aos requisitos operacionais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Serão empregadas viaturas blindadas e suas respectivas guarnições para operá-las. Os efetivos da MB serão limitados às tripulações que conduzirão as viaturas.
Foram disponibilizados, inicialmente, para prestar apoio logístico de transporte ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMERJ, os seguintes meios do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil: Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf)''.
