Parques e Jardins restaura Monumento a Zumbi hoje

Por

JB Online

RIO - A Fundação Parques e Jardins escolheu uma das estátuas mais atingidas pela ação dos vândalos para dar início a retomada da conservação dos monumentos públicos da cidade.

Assim, nesta quinta-feira, dia 13 de maio, às 15hs, data em que se comemoram os 122 anos da assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, a Parques e Jardins realizará a restauração da pátina original do monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, obra que devido às sucessivas pixações não apresenta mais a sua coloração original.

HISTÓRICO - O Monumento a Zumbi dos Palmares, foi inaugurado em 9 de novembro de 1986, e sempre foi um dos mais pichados da Cidade, devido a sua localização previlegiada e por toda a representatividade do Monumento que foi idealizado pelo Senador Darcy Ribeiro para homenagear um líder e fortalecer a consciência negra. Zumbi dos Palmares não teve sua fisionomia identificada pela história, portanto, para a sua representação foi utilizada como molde a cabeça de um rei nigeriano do século XII, Ohorum-Fun-Ni, cujo original encontra-se no Museu de Londres.

O monumento foi executado por João Filgueiras Lima, na Fundição Zani. Trata-se de um conjunto composto por uma cabeça de bronze de 2 metros de altura, pesando 800kg sobre um pedestal piramidal de 4m de altura em concreto com 38cm de comprimento e 10 cm de largura.