Álcool gel já se esgota no mercado

Por

Caio de Menezes, JB Online

RIO - Com o aumento da demanda por álcool em gel, por conta da nova gripe, a escassez do produto nas farmácias tornou-se evidente. A reportagem do Jornal do Brasil, ao percorrer drogarias da Zona Sul e Norte da cidade, comprovou a falta do produto.

Na loja da rede de drogarias Max na Praça Condessa Paulo de Frontin, no Rio Comprido (Zona Norte), o gerente José Ivanildo Rosa diz estar impressionado com a demanda pelo álcool em gel.

A procura é muito grande. Na segunda-feira, recebemos do nosso fornecedor uma caixa com 12 unidades. Acabou em menos de três horas.

Ivanildo atribuiu o aumento das vendas à proximidade da loja com o Hospital Municipal Salles Neto.

As pessoas que vão ao hospital aqui do lado sempre passam aqui antes.

Avó de quatro crianças com menos de 5 anos, Márcia Rodrigues encontra a dificuldade para achar álcool em gel. Segundo ela, esse problema se estende por todos os bairros da cidade e até para outros municípios.

Faz duas semanas que tento comprar álcool em gel para eles. Fui em farmácias de diversos bairros e não achei. Já estive até em Nova Iguaçu.

Sem cálculo

A diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Maria Eugênia Saldanha, diz que as empresas aumentaram muito a venda de seus produtos, mas não soube precisar esse crescimento em números.

Conversando com fabricantes do álcool gel, eu soube que realmente houve aumento das vendas, mas não tenho números para quantificar esse crescimento.

Só copinhos

Aluna do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual André Maurois, Ádria de Souza disse que em sua escola não há álcool gel.

Lá no colégio, só estão dando copo descartável.

A Secretaria de Estado de Educação informou que as direções dos colégios são responsáveis pela compra dos materiais de higiene e que distribuiu entre as unidades da rede de ensino 176 milhões de copos descartáveis, o suficiente para suprir dois meses de uso.

Procurada, a direção do Colégio Estadual André Maurois não foi encontrada.

A loja de produtos naturais Mundo Verde, em Copacabana, disponibiliza, logo na entrada, álcool em gel para os clientes. Segundo o vendedor Rodrigo de Souza, o produto estava disponível antes do surto de gripe A, mas com as orientações das autoridades de saúde passou a ser mais utilizado.

Com a gripe suína, os clientes passaram a usar o álcool em gel com frequência, até perguntam se tem para vender.

Cliente da loja, Terezinha Coutinho disse que dá preferência às lojas que oferecem o álcool em gel.

Mortes no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil confirmou, ontem, mais quatro óbitos de infectados pela gripe suína no Estado. No total, já foram registradas 43 mortes em decorrência da nova gripe no Rio e 368 no país.