Centro de Tratamento de Queimados inaugurado no Hospital Souza Aguiar

Por

JB Online

RIO - Oferecer mais conforto e qualidade para pacientes vítimas de queimaduras e traumas. Esse é o objetivo do novo Centro de Tratamento de Queimados Adulto e Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, que o prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 2, acompanhado do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann. O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão em infraestrutura e equipamentos.

Durante a visita, o prefeito percorreu os 460 m² do Centro de Queimados que, após a reforma de modernização e ampliação do espaço, passa agora a contar com 13 leitos - sendo sete de unidade intensiva e seis de apoio, duas salas de banho, um centro para pequenos procedimentos, novo posto de enfermagem e sala bem estar - além de 12 leitos de cirurgia plástica destinados àqueles pacientes em tratamento.

Para o prefeito, o Souza Aguiar é uma referência no atendimento a queimados, oferecido também nos hospitais do Andaraí (federal) e Pedro II (estadual).

- O Souza Aguiar é uma referência não só para a cidade, mas para o estado do Rio de Janeiro e toda a região metropolitana. Ou seja, 30% dos atendidos aqui são feitos com pessoas de fora da cidade e acho que essa busca constante é por melhorias. E aqui, especificamente, é uma área importante que se moderniza e se criam mais alternativas - afirmou Paes, ressaltando os planos da Prefeitura para a área da saúde.

- O que nós queremos é avançar naquilo que já foi anunciado, na criação das chamadas 'Teias', da saúde presente, uma rede de atenção básica, intensificando o Programa de Saúde da Família, criando as UPA's para aliviar a pressão nas grandes unidades, para que cada vez mais possam qualificar o trabalho e trabalhar com mais tranqüilidade afirmou.

O novo Centro de Tratamento começará a funcionar na próxima segunda-feira, dia 6, quando 20 médicos, entre clínicos e cirurgiões plásticos, além da equipe de enfermagem e auxiliares atuarão nos cuidados com os pacientes vítimas de queimaduras dos mais diversos tipos, desde as causadas por descarga elétrica até queimaduras oriundas da fabricação e utilização de bonzeadores caseiros e do acendimento de churrasqueiras (utilização de álcool líquido).

De acordo com o secretário de Saúde, Hans Dohmann, em caso de queimadura o cidadão deve procurar um órgão especializado e evitar a auto medicação.

- Qualquer tipo de auto medicação não é aconselhável. A Organização Mundial de Saúde tem dados claros de auto medicação aumentando a mortalidade em diversas condições e a queimadura não é uma exceção. Então, em qualquer situação desse tipo as pessoas devem procurar o sistema de saúde, procurar orientação, para que possam tratar a queimadura de forma adequada aconselhou.

Além do Centro de Tratamento de Queimados para adultos, o Souza Aguiar possui um espaço para atendimento infantil, com dez leitos. O hospital é referência ainda em outras especialidades como retirada de corpo estranho (otorrinolaringologia), bucomaxilo, oftalmologia, endoscopia peroral (vias respiratórias), nefrologia (hemodiálise), cirurgia geral, urologia, neurocirurgia, cirurgia vascular e trauma.