Prefeito inaugura ciclofaixa em Copacabana

Por

JB Online

RIO - O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã deste domingo, em Copacabana, a primeira das três ciclofaixas que serão construídas no bairro.

A idéia é estimular o uso de bicicletas como transporte em pequenas e médias distâncias.

De bicicleta, o prefeito do Rio realizou o percurso da nova via compartilhada, que liga as ruas internas do bairro (Rodolfo Dantas, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro) à Avenida Atlântica e à Estação de Metrô Cardeal Arcoverde.

As três vias terão a velocidade limitada a 30 km/h e serão divididas entre carros e bicicletas. Para isso, agentes da CET-Rio e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estarão em Copacabana durante toda a semana para orientar motoristas, ciclistas e pedestres sobre as regras de segurança no trajeto.

O passeio também foi acompanhado pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, pelo subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, e pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes. Eduardo Paes destacou as vantagens do incentivo ao uso de bicicletas nas vias públicas.

- Esta, sem dúvida, é uma bela alternativa para a cidade. Temos visto, cada vez mais, exemplos de trânsito violento. E não há cidade que resista à uma grande quantidade de carros como o Rio de Janeiro tem. Portanto, o que pretendemos fazer é tornar o Rio uma cidade ecologicamente correta, diminuindo o número de carros nas ruas - disse o prefeito. Paes também falou que pretende estender o projeto a outras regiões da cidade, reforçando os trabalhos de manutenção das ciclovias já existentes.

Em julho, também em Copacabana, uma ciclofaixa será inaugurada na rua Figueiredo Magalhães e, para a Rua Xavier da Silveira, um estudo ainda está sendo realizado para escolher o tipo de compartilhamento a ser feito.

Na véspera do dia em que se inicia as comemorações pela Semana do Meio Ambiente (1º a 7 de junho), Eduardo Paes falou ainda sobre os principais eventos da próxima semana.

- Teremos um conjunto de intervenções importantes, além do incentivo ao uso de bicicletas. A maior delas é a Estação captação Biogás, que será inaugurada no Aterro de Gramacho na próxima sexta-feira, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente,. Sem falar nos trabalhos de incentivo à preservação das áreas verdes, com um projeto premiadíssimo da Prefeitura do Rio, que é o Programa Mutirão de Reflorestamento.