Em Petrópolis, esquema multa quem coloca lixo na rua fora do horário
JB Online
RIO - Para tentar impedir que as pessoas joguem lixo nas ruas fora do horário de recolhimento e ainda transformem as calçadas e terrenos de Petrópolis em locais para despejo de entulhos, a Comdep está montado, junto com a fiscalização de Posturas da Secretaria de Fazenda, duas frentes de trabalho: a primeira para conscientizar e informar a população sobre a questão do despejo irregular de lixo; a segunda, para notificar e autuar quem despejar lixo de forma irregular nas ruas do Centro Histórico, bairros e distritos da cidade.
- Vamos fazer um trabalho preventivo, informando as pessoas sobre horários e locais para despejo do lixo e sobre o recolhimento de entulho, que deve ser sempre solicitado pelo telefone (24) 2292-9500, e não despejado simplesmente nas ruas. Por outro lado, dizem que a parte do corpo que mais dói é o bolso. Por isso, vamos criar um setor específico na companhia, com carros que vão rodar a cidade inteira, para multar quem estiver despejando lixo e entulho de forma irregular, como já acontece no Rio de Janeiro - avisa o presidente da Comdep, Anderson Juliano.
Problemas no recolhimento do lixo
Segundo Anderson, o recolhimento de lixo em Petrópolis, sob responsabilidade emergencial da empresa Locanty até que seja finalizado o processo de licitação para a nova empresa prestadora de serviços, está praticamente regularizado.
- Não mudamos em nada o sistema operacional para o recolhimento do lixo na cidade. Os horários estão sendo mantidos e, apesar das dificuldades encontradas pela nova empresa na primeira semana de trabalho, hoje eu posso assegurar que todas as rotas estão sendo cumpridas e o todo o recolhimento será normalizado nos bairros ainda esta semana. Esse lixo que está aparecendo de forma bastante estranha nos últimos dias em pontos onde o serviço de coleta já foi feito é, certamente, uma operação orquestrada - garante Anderson Juliano.
A nova empresa prestadora de serviços opera com 17 caminhões novos e cerca de 130 funcionários para o trabalho de limpeza do 1º e parte do 2º distrito de Petrópolis, cumprindo o mesmo cronograma previsto para a empresa anterior. O trabalho de recolhimento do lixo no Centro Histórico é feito sempre entre 21h e 22h para não atrapalhar o tráfego de veículos e está sendo realizado normalmente, tendo os comerciantes e moradores a informação de que o lixo só deve ser depositado nas calçadas depois das 19h para seu devido recolhimento.
