Novo Degase forma primeira turma para uso do não-letal

Por

JB Online

RIO - O Novo Degase formou, nesta semana, sua primeira turma de agentes apta a utilizar o gás de pimenta para conter distúrbios em unidades de internação do sistema socioeducativo. Durante um dia inteiro, 40 servidores aprenderam como utilizar a tecnologia não-letal no campo de provas da empresa Condor, em Nova Iguaçu.

O Departamento de Ações Socioeducativas é pioneiro no uso de tecnologia não letal em unidades do sistema socioeducativo. Além disso, sua direção geral teve o cuidado de solicitar à empresa fabricante da substância, que adicionasse a coloração azul à substância, como forma de evidenciar seu uso, como medida de segurança.

Para fazer o curso de capacitação cada agente passou por avaliação psicológica, com testes coletivos e entrevistas individuais. No campo de provas foram submetidos a treinamento intensivo, supervisionado por oficial reformado do Exército, com especialização em defesa química, biológica e nuclear.

Essa turma já estará de plantão durante o carnaval nos Educandários Santo Expedito e Santos Dumont, Instituto Padre Severino, Centro de Triagem e Recepção e Centro de Atendimento Integrado de Belford Roxo. Cada agente receberá um bastão de spray, ou uma lanterna que tem acoplado um tubo de gás para uso em ambientes escuros. O equipamento será numerado e de responsabilidade do agente a quem for entregue.

Os três agentes melhor colocados no curso, Kátia Baghigiani, Célia Maria dos Santos e João Luiz Pereira Rodrigues receberam brindes, além dos certificados. Os certificados para todos os agentes foram entregues ainda no campo de provas da Condor.

O emprego de tecnologia não-letal foi autorizado pelo governador Sérgio Cabral em decreto de novembro do ano passado, somente para unidades de internação, tendo o diretor-geral do Novo Degase, Eduardo Gameleiro, optado primeiramente pelo emprego do gás de pimenta.

A Condor dedica-se à produção apenas de material não-letal, e atende não só ao mercado interno, como também corporações de segurança de países como Colombia, Venezuela, Argélia e Turquia, como informa seu gerente comercial nacional, Célio Pitombo.

O uso da tecnologia não-letal foi recomendado pela Organização das Nações Unidas em seu 8º Congresso para Prevenção do Crime e Tratamento dos Infratores, como forma de aplicar a lei e a ordem, preservando os direitos dos cidadãos e as diretrizes básicas dos direitos humanos e dos operadores da segurança pública.

Com informações do governo do estado