João Lins de Albuquerque lança livro com 50 entrevistas, hoje, na ABL

Por

Caderno B, Jornal do Brasil

RIO - O jornalista João Lins de Albuquerque, ex-chefe da Divisão de Língua Portuguesa da Rádio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, lança hoje, das 17h30 às 20h , na Academia Brasileira de Letras, o livro Conversações, 50 entrevistas essenciais para entender o mundo, a exemplo de Pier Paolo Pasolini, Dalai Lama, Mario Vargas Llosa, Nina Hagen, Alvin Toffler, Melina Mercouri e Eugène Ionesco.

'Conversações' é um livro excepcional sob mais de um aspecto.Tecnicamente, como volume de entrevistas, constitui um verdadeiro curso sobre a difícil arte de perscrutar com inteligência, sensibilidade, elegância e respeito a alma do interlocutor. Como conteúdo, trata-se de uma rara antologia das mentes brilhantes da história recente .

É assim que a Editora de Cultura, de São Paulo, descreve sua obra. O jornalista paulista formado no Rio, que fez carreira internacional em Londres, Estocolmo e Nova York, trabalhando em veículos como a extinta revista brasileira Visão e o diário português Expresso.

O acadêmico Antonio Olinto escreve no prefácio: Num julgamento de livros publicados nos últimos anos, destaco neste Conversações 50 entrevistas essenciais para entender o mundo um dos mais belos e mais úteis . E justifica: (...) Na realidade, essas pessoas eminentes nos mostram por que somos o que somos nestes primeiros anos do século 21