Defesa Civil orienta moradores sobre combate ao caramujo africano
JB Online
RIO - A Defesa Civil da Prefeitura do Rio vem realizando ações de orientação ao combate ao caramujo africano (Achatina fulica). Estão sendo distribuídos informativos à população para o recolhimento do molusco nas localidades onde há maior incidência do animal.
Nesta quinta-feira as ações serão no bairro de Irajá. Das 10 às 14h, técnicos do órgão vão distribuir panfletos com orientações de combate ao caramujo africano nas ruas Amandui, Aracari, Guiraba, Juqueri, Catolé e Guiratim.
Durante o evento será realizada uma exposição de moluscos, assim como fornecidas orientações para o modo correto de recolhimento do caramujo, que exige cuidados por parte da população. A simples manipulação desses moluscos vivos pode causar contaminação, já que microorganismos perigosos são encontrados em sua secreção. Um deles é o Angiostrongytus costaricensis, causador da angiostrongilíase abdominal, doença que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal.
Os interessados no projeto podem telefonar para 2567-7297 e 2576-5665 ou dirigir-se à na sede da Defesa Civil da Prefeitura, na Rua Visconde de Santa Isabel, 31, em Vila Isabel.
