Bandido mais perigoso do Rio vai para Bangu

Por

Ana Paula Verly, JB Online

RIO - Considerado o bandido mais perigoso do Rio, Alexander de Jesus Carlos, o Choque, preso hoje de manhã, irá para o complexo de Bangu. Mentor do seqüestro de três chineses, na Estrada das Paineiras, e da morte do secretário-geral do diretório municipal do PDT, Jorge Vieira, em Manguinhos, além do assassinato de pelos menos cinco policiais militares, Choque foi capturado na Paraíba por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD). O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, defende a transferência dele para uma penitenciária federal, fora do Estado.

- O Rio de Janeiro contribuiu, por meio de impostos, para a construção desses presídios. Os presos do Rio também têm condições de ocuparem essas vagas - disse o secretário, que cogitou Catanduvas, no Paraná.

Há nove meses a polícia civil investiga o paradeiro de Choque. O bandido foi preso hoje de manhã, na Praia de Jacumã, em João Pessoa, onde se passava por turista e morava com a mulher e dois filhos em uma confortável casa de dois andares. O delegado titular da DCOD, Marcus Vinícius Braga, e quatro agentes viajaram semana passada para a Paraíba a fim de prender Choque. A Polícia Federal paraibana fez a cautela e transferência do marginal para o Rio de Janeiro. Do Aeroporto Tom Jobim até a delegacia, o bandido foi escoltado por 10 carros de unidades especializadas da Polícia Civil.

- Essa prisão foi muito importante para a segurança pública do Rio. Ele é o responsável pelo braço armado do Comando Vermelho. Os grandes bondes são dele - explicou Beltrame.