Dia de São Judas Tadeu reúne fiéis e complica trânsito em Laranjeiras

Por

JB Online

RIO - A festa de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis, comemorada nesta terça-feira, complica o trânsito

nos dois sentidos da Rua das Laranjeiras e Cosme Velho, na Zona Sul, onde está localizada a igreja.

É grande a movimentação de fiéis no local, onde será celebrada uma missa a cada hora até às 20h desta. Torcedores do Flamengo, também lotam a igreja, já que o santo é padroeiro do time.

Nesta segunda-feira, os jogadores rubro-negros receberam a benção do pároco Leandro Cury, da igreja de São Judas, no Cosme Velho. A cerimônia foi realizada na capela da própria Gávea, um dia antes, já que o time viaja para Salvador. A comemoração foi acompanhada por Fernando Gabeira

da primeira fileira, ao lado do presidente Márcio Braga.

Conheça a história do santo

A devoção a São Judas Tadeu é gigantesca: ele é o terceiro santo de maior devoção dos brasileiros, ficando atrás apenas da padroeira Nossa Senhora Aparecida e de Santo Expedito, mas a devoção por ele não acontece só no Brasil.

A partir do século IX, a fé em São Judas começou a crescer na França e depois se estendeu por toda a Europa. No Brasil, o culto ao santo começou após a Segunda Guerra Mundial e cresceu rapidamente. O santo é patrono de mais de cem igrejas espalhadas pelo país.

E não são apenas os simples mortais que cultuam São Judas. Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval, entre muitos outros, também foram fervorosos cultivadores de seu poder. Na biografia de Santa Gertrudes, por exemplo, está escrito que Jesus lhe aconselhou a invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Foi a partir daí que cresceu a fé do povo na sua especial intercessão, principalmente naqueles casos que parecem sem solução.