Berçário do Complexo Penitenciário de Gericinó é reformado
JB Online
RIO - A unidade materno-infantil do Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio, recebeu novos berços, armários, lençóis, fronhas, além de uma pintura de higienização e colocação de telas nas janelas. O local tem capacidade para 20 bebês divididos entre dois berçários e abriga os filhos que as internas tiveram enquanto cumprem as penas.
Uma Kombi foi entregue à direção da unidade e ficará à disposição para casos emergenciais, como por exemplo, algum problema de saúde mais grave que necessite de encaminhamento imediato a algum hospital da rede pública.
A sala da administração e direção da unidade foi ampliada com a retirada das antigas divisórias.
Por determinação da Vara da Infância e do Adolescente, os bebês só podem permanecer na unidade até o sexto mês, sendo repassada à guarda das crianças diretamente aos parentes da interna. Em alguns casos, quando a detenta não possui familiares, a criança é encaminhada pra uma instituição do Estado. Depois do cumprimento da pena, a mãe poderá buscá-la na instituição.
