Prefeitura divulga esquema especial para o carnaval

Por

Denise de Almeida, JB Online

RIO - Tudo pronto para o carnaval. A prefeitura divulgou nesta terça-feira as ações planejadas pelo município em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e juizados para os quatro dias de folia e o desfile das campeãs no sábado.

O esquema especial de trânsito já começou a funcionar, com interdições em ruas do Centro e na área que dá acesso ao Sambódromo. O subsecretário de Transportes, Dalny Sucasas, recomenda que os cariocas e turistas usem os ônibus, trens e metrô e respeitem as sinalizações.

- O centro é uma região bem servida de transportes públicos - enfatiza Sucasas.

A segurança nos desfiles foi reforçada, com a parceria da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Equipes já visitaram os barracões para conhecer detalhes dos carros alegóricos e prevenir possíveis acidentes. A novidade deste ano será o uso de cinco câmeras térmicas, compradas do exército americano. O equipamento detecta fontes de calor e serve para evitar incêndios.

- Qualquer anormalidade, a escola será avisada - explicou o coronel João Carlos Mariano, coordenador da Defesa Civil.

Técnicos de enfermagem, do Corpo de Bombeiros, vão acompanhar as escolas, para prestar os primeiros socorros a quem passar mal.

A secretaria municipal de Saúde (SMS) se integrou ao sistema e vai instalar cinco postos de atendimento no Sambódromo e um no Terreirão do Samba. Os hospitais Souza Aguiar, no Centro, e Miguel Couto, no Leblon, ficarão em alerta. Segundo a SMS, ano passado foram socorridas 1.915 pessoas na Sapucaí e no Terreirão. A maioria com hipertermia (temperatura alta) e desidratação.

A Guarda Municipal atuará com 1.900 homens. Destes, 500 vão fazer o patrulhamento na Sapucaí e outros 500 guardas ficarão nos eventos oficiais. Os 900 agentes restantes vão cumprir as atividades de rotina.

A Polícia Civil vai fiscalizar a entrada de armas na Sapucaí. Segundo o delegado da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos, haverá um detector de metais e só os policiais de serviço poderão portar armas.

O Juizado da Infância, Juventude e do Idoso terá um posto no Sambódromo para acelerar a conclusão das ocorrências.

A Comlurb e a fiscalização Sanitária e outros órgãos da prefeitura também funcionarão em regime de plantão.

Carnaval começa nesta terça-feira

O carnaval deste ano não chegará mais cedo só no calendário. A prefeitura também resolveu antecipar os festejos e fez a abertura oficial dos dias de folia já nesta terça-feira. O carnaval começou com um cortejo, que saiu do Paço Imperial, na Praça 15, com destino à Cidade do Samba, na Gamboa, onde o prefeito Cesar Maia entregará a chave do Rio ao Rei Momo.

Três carruagens de época e duas alas de cavaleiros oficiais do Exército brasileiro, vestidos como no tempo do Império percorreram o Centro, para lembrar os 200 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil.

A expectativa é que 705 mil turistas nacionais e internacionais venham brincar o carnaval no Rio e gastem U$S 510 milhões.