Polícia Civil divulga resultado de operações
Agência JB
RIO - A Polícia Civil divulgou, através de assessoria de imprensa, o resultado das operações que foram planejadas a partir dos ataques ocorridos na madrugada da última quinta-feira.
Num primeiro momento foram presos Ézio Guilherme de Oliveira, 23 anos, Graciel Maurício do Nascimento, 18 anos, e Cleber de Carvalho Fonseca, 23 anos, autuados pelo crime de homicídio, provocado pelo incêndio no ônibus da Viação Itapemirim, onde sete pessoas morreram.
Os três presos apresentavam queimaduras pelo corpo e foram reconhecidos pelos sobreviventes.
Também foi preso pelos policias do Serviço de Repressão a Entorpecentes da Baixada (SRE) Marcos Eloi da Terra Costa, 21 anos, conhecido como Fortinho. Os agentes estavam investigando a participação de Fortinho nos roubos de carros que teriam sido usados nos ataques a carros e delegacias de polícia.
Com o criminoso foram apreendidos dois quilos de maconha e uma
pistola. As investigações apontam que Fortinho foi a pessoa encarregada de roubar os carros usados nos ataques. Este bandido tem ligação com o traficante conhecido como Léo Barrão, da Favela Fazendinha, em Inhaúma.
Os agentes da 38ª DP (Brás de Pina), durante operação policial, prenderam três homens, na Cidade Alta, em Cordovil, suspeitos de terem participado das ações criminosas.
Um dos bandido que teria participado do ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal, também foi preso.
O chefe da Polícia Civil, Ricardo Hallak, determinou ao Departamento de Polícia Especializada, a realização da Operação Caçador, que abrangerá todo o Grande Rio e não tem previsão para terminar. São cerca de 100 viaturas da Polícia Civil, que começaram a trabalhar de forma integrada com a Polícia Militar, desde às 18 horas de quinta-feira.
A ação policial visa monitorar os locais indicados pelo serviço de inteligência, onde possam vir a ocorrer quaisquer tipos de conflito.
A PM continua a fazer blitz e incursões em vários pontos da cidade. Hallak também determinou reforço no efetivo das delegacias e barreiras físicas.
A partir de informações colhidas na área de inteligência, foi planejado reforço do policiamento ostensivo em diversos pontos da cidade, sobretudo nos arredores de 10 favelas. Cinco bandidos morreram em confrontos com a polícia na madrugada de quinta feira. Dois em Mesquita, dois no Complexo da Maré, um na Avenida Ayrton Senna, um no Parque Arará, e outro no Morro do São Carlos.
A Polícia Civil colocou a disposição da Polícia Rodoviária Federal a aeronave Esquilo AS 350 B3, blindado contra tiros de fuzil calibre 7.62 mm e metralhadora ponto 30, para apoiar as operações policiais e monitorar as principais vias da cidade. O helicóptero é equipado com farol busca, câmera infravermelha utilizada para observação, gravação e identificação de pessoas e armas, além de mapeamento digital, com GPS.
