Ações preventivas marcam o Dia Mundial do Diabetes em Copacabana
Mais de 12 milhões de brasileiros convivem com a doença. Rio de Janeiro é a capital com maior índice de diabéticos no País
Quem passar pela praia de Copacabana entre os dias 14 e 15 de novembro, poderá realizar exames gratuitos de glicemia e colesterol, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14). A iniciativa, promovida pela Novo Nordisk, conta com o apoio da MedLevensohn e faz parte da campanha "Quem Vê Diabetes Vê Coração", que alerta para a relação do diabetes tipo 2 com o sistema cardiovascular com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre os danos que a doença pode causar para a saúde.
"Apoiamos e promovemos ações de medicina preventiva, contribuindo para a melhor qualidade da vida e longevidade das pessoas. Nosso compromisso é com a saúde, já que no Brasil ocorrem 360 mil óbitos anuais decorrentes de problemas cardiovasculares", salienta o CEO da MedLevensohn, José Marcos Szuster. A empresa doou e 1,5 mil de colesterol para a realização da atividade.
Durante o evento, os participantes também poderão testar conhecimentos sobre o tema, por meio de jogos educativos. O local estará sinalizado com uma ampulheta gigante, que simboliza a importância do tempo para a vida do paciente. Haverá, ainda, uma exposição com histórias de pessoas que vivem com o diabetes, cujas fotografias foram produzidas por elas próprias. Também participam da ação a ADJ Diabetes Brasil e ONG ADILA.
Em 10 anos, quantidade de brasileiros com a doença aumentou em mais de 60%
Estimativa da International Diabetes Federation revelou, em 2017, que 12 milhões de brasileiros conviviam com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a cidade do Rio de Janeiro é a capital com maior índice de diagnósticos no Brasil, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes.
Neste Dia Mundial do Diabetes, cabe atenção ao fato de que, em 10 anos, a quantidade de brasileiros diagnosticados com a doença aumentou em mais de 60%, saltando de uma incidência de 5,5% para 8,9% da população. Os dados são do Ministério da Saúde (Vigitel) e se referem ao período entre 2006 e 2016.
O diretor Médico da MedLevensohn, Dr. Alexandre Chieppe, explica que existem dois tipos da doença: o 1, que normalmente aparece na infância ou na adolescência, e o 2, que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos. "É uma doença potencialmente grave e que, muitas vezes, não é devidamente valorizada. Um número significativo de pessoas portadoras de diabetes não entende sua gravidade e seu potencial para causar danos em diversos órgãos do nosso corpo, como rins, vasos sanguíneos e coração".
MedMóvel circula no Estado do Rio de Janeiro levando medicina preventiva à população
Este mês, a empresa inaugurou o MedMóvel, veículo que estacionou em Teresópolis, levando testes de glicemia e aferição de pressão com rastreio de fibrilação atrial gratuitamente à população. "Ele foi projetado para realizar esses tipos de atendimento. Nossa ideia é que essas campanhas sejam mais recorrentes e que possamos atender um público cada vez maior. Entendemos a importância da prevenção. Cuidar das pessoas está no nosso DNA", comenta Francisco Guarisa, diretor de Projetos da empresa. A próxima ação ocorrerá em Três Rios, em 13 de novembro, das 9h às 17h, à Rua Padre Conrado, 231, Centro, Matriz São Sebastião.
Para Szuster, a iniciativa coloca a MedLevensohn em um novo patamar de atuação. "Vamos além da comercialização de produtos e serviços que auxiliam no diagnóstico, monitoramento e tratamento das doenças cardiovasculares e iniciamos uma fase de protagonismo, com ações que possam transformar a vida não só dos nossos clientes, mas da sociedade de uma forma geral. Nesse sentido, ao analisar os índices de doenças cardiovasculares no Rio de Janeiro e no Brasil, teremos muito trabalho pela frente. Por isso, à medida que as ações de prevenção expandirem-se para outras regiões e estados, gostaríamos de contar com parceiros do setor público e privado".
SERVIÇO: Dia Mundial do Diabetes / Praia de Copacabana / Dias 14 e 15 de novembro / Testagem de taxas de glicemia e colesterol no sangue, jogos educativos / Ação gratuita
