Comissão de Educação vai à Olaria e reúne 1 mil em auditório

Coordenadora culpa gestão passada que construiu muito, mas não fez manutenção

Por

Comissão de Educação

Cerca de 1000 pessoas lotaram o auditório do Olaria Atlético Clube nesta segunda, mas não por causa de algum evento recreativo. Foi a segunda audiência da Comissão de Educação da Câmara Municipal que, quinzenalmente, está em um bairro, e é presidida pelo vereador Célio Lupparelli (DEM). O encontro contou com a presença do vereador Tarcísio Motta (PSOL), e de professores, alunos e responsáveis da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que registraram os maiores problemas de suas escolas. A 4ª CRE abrange 12 bairros, de Manguinhos ao Jardim América, inclusive Complexo da Maré.

Maristela Abreu, professora da Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queirós, na Maré, inaugurada há uns dois anos, reclamou que “faltam professores e papel. A maçaneta italiana não funciona. Não precisa ir à Itália para comprar maçaneta. E o gás fica exposto do lado de fora da cozinha, correndo o risco de explodir com um tiro”. A coordenadora da 4ª CRE Fátima Lima Barros respondeu que, “na gestão passada, foram construídas muitas escolas, mas esqueceram o principal, que é cuidar das que já existem. E, agora, esse problema estourou. São escolas novas com problemas estruturais complicados”.

A coordenadora informou que está em andamento um processo de licitação para manutenção dos aparelhos de ar condicionado das escolas. “Climatizar é fácil. Difícil é a manutenção. A empresa será responsável não só pela manutenção do ar, mas pela manutenção de forma geral”, acrescentou. Na 4ª CRE, há 129 escolas totalmente climatizadas e 34 não climatizadas.

O vereador Célio Lupparelli enfatizou que “esse projeto de levar a Comissão de Educação até os bairros tem o objetivo de fortalecer o Conselho Escola Comunidade, dando oportunidade para que educadores, responsáveis e alunos possam participar efetivamente das discussões, tratando de temas que envolvam o dia a dia das unidades escolares, como climatização, infraestrutura e falta de professores, entre outros”, disse o vereador Célio Lupparelli.